Da esquerda para a direita: Jonas Tatit, Zécarlos Ribeiro, Ná Ozzetti e Danilo Penteado. Foto: divulgação
Da esquerda para a direita: Jonas Tatit, Zécarlos Ribeiro, Ná Ozzetti e Danilo Penteado. Foto: divulgação

Com quase 50 anos de estrada e mais de 40 da estreia fonográfica, com o álbum “Rumo” (1981), intitulado simplesmente pelo nome do grupo, o Rumo, fruto do encontro de estudantes da USP, a maioria da Escola de Comunicação e Artes, é nome de proa da vanguarda paulistana.

A trajetória é, em alguma medida, errática: após dois discos em 1981 – além do citado homônimo, lançaram também “Rumo aos antigos” – foram mais cinco álbuns até 1992; após uma parada, em 2004 lançaram o dvd “Rumo”, e somente em 2019 voltaram ao mercado fonográfico com “Universo” (Selo Sesc, 2019).

Voltar é modo de dizer: o fenômeno Rumo é certamente um dos mais férteis celeiros da música popular brasileira. A formação original tinha Luiz Tatit (violão e voz), Ná Ozzetti (percussão e voz), Hélio Ziskind (flauta, saxofone, violão, vocal e voz), Akira Ueno (baixo e percussão), Paulo Tatit (guitarra, violão, baixo e voz), Ciça Tuccori (piano e xilofone), Pedro Mourão (violão e voz) Gal Oppido (bateria), Zécarlos Ribeiro (percussão) e Geraldo Leite (voz).

Com lançamento previsto para o final de janeiro que vem, o EP “Ná Ozzetti canta Zécarlos Ribeiro” marca o reencontro de dois integrantes do grupo: Ná Ozzetti é uma das mais respeitadas cantoras brasileiras, com seu canto límpido e repertório fino e plural, e o arquiteto Zécarlos Ribeiro tem se dedicado à profissão para além da música. O anunciado EP marca o abrir de seu baú de inéditas. Ao lado de Luiz Tatit, Zécarlos Ribeiro é o principal compositor do Rumo – é dele “Ladeira da memória”, uma das músicas mais conhecidas do grupo, já regravada por nomes como Clara Sandroni e Chico Buarque.

Roupas no varal. Single. Capa. Arte de Gal Oppido. Reprodução
Roupas no varal. Single. Capa. Arte de Gal Oppido. Reprodução

Há algum tempo Zécarlos Ribeiro vem pensando no lançamento de um trabalho solo e este primeiro EP, com cinco faixas interpretadas por Ná Ozzetti, deve inaugurar uma série. Amanhã (16), o single “Roupas no varal”, parceria dele com Geraldo Leite, chega às plataformas de streaming – o repertório se completa com outra parceria com o colega de Rumo, duas composições solo e uma parceria com Danilo Penteado, que assina a produção musical e arranjos do EP. A produção de gravação, mixagem e masterização são de Jonas Tatit. Na faixa, Ná Ozzetti (voz) é acompanhada por Danilo Penteado (guitarras, violão, baixo e teclados) e Pedro Ito (bateria).

“Tem músicas que venho gravando para registro, que estão no baú, mas sempre vou mostrando pro pessoal do Rumo. E desde o início, quando ouviu, Ná gostou de “Roupas no Varal”, então separei pra ela cantar”, conta Zécarlos. “A primeira canção que gravei no Rumo é dele. Achei [“Roupas no Varal”] de um lirismo, tão imagético e imediatamente fiquei com vontade de cantar. Contei pro Zé, mas ainda não sabia de seus planos de lançar as canções”, completa Ná.

“O vento soprou e me balançou/as roupas dançam no varal/parece um balé sem fim/ Rever você/ foi um sinal/ Vendaval…/ Roupa no varal/balé sensual/tridimensional”, diz um trecho da letra do single, cuja capa foi desenhada pelo baterista, fotógrafo e artista visual Gal Oppido, outro colega de Rumo.

*

Faça a pré-save do single:

PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome