Com quase 50 anos de estrada e mais de 40 da estreia fonográfica, com o álbum “Rumo” (1981), intitulado simplesmente pelo nome do grupo, o Rumo, fruto do encontro de estudantes da USP, a maioria da Escola de Comunicação e Artes, é nome de proa da vanguarda paulistana.
A trajetória é, em alguma medida, errática: após dois discos em 1981 – além do citado homônimo, lançaram também “Rumo aos antigos” – foram mais cinco álbuns até 1992; após uma parada, em 2004 lançaram o dvd “Rumo”, e somente em 2019 voltaram ao mercado fonográfico com “Universo” (Selo Sesc, 2019).
Voltar é modo de dizer: o fenômeno Rumo é certamente um dos mais férteis celeiros da música popular brasileira. A formação original tinha Luiz Tatit (violão e voz), Ná Ozzetti (percussão e voz), Hélio Ziskind (flauta, saxofone, violão, vocal e voz), Akira Ueno (baixo e percussão), Paulo Tatit (guitarra, violão, baixo e voz), Ciça Tuccori (piano e xilofone), Pedro Mourão (violão e voz) Gal Oppido (bateria), Zécarlos Ribeiro (percussão) e Geraldo Leite (voz).
Com lançamento previsto para o final de janeiro que vem, o EP “Ná Ozzetti canta Zécarlos Ribeiro” marca o reencontro de dois integrantes do grupo: Ná Ozzetti é uma das mais respeitadas cantoras brasileiras, com seu canto límpido e repertório fino e plural, e o arquiteto Zécarlos Ribeiro tem se dedicado à profissão para além da música. O anunciado EP marca o abrir de seu baú de inéditas. Ao lado de Luiz Tatit, Zécarlos Ribeiro é o principal compositor do Rumo – é dele “Ladeira da memória”, uma das músicas mais conhecidas do grupo, já regravada por nomes como Clara Sandroni e Chico Buarque.
Há algum tempo Zécarlos Ribeiro vem pensando no lançamento de um trabalho solo e este primeiro EP, com cinco faixas interpretadas por Ná Ozzetti, deve inaugurar uma série. Amanhã (16), o single “Roupas no varal”, parceria dele com Geraldo Leite, chega às plataformas de streaming – o repertório se completa com outra parceria com o colega de Rumo, duas composições solo e uma parceria com Danilo Penteado, que assina a produção musical e arranjos do EP. A produção de gravação, mixagem e masterização são de Jonas Tatit. Na faixa, Ná Ozzetti (voz) é acompanhada por Danilo Penteado (guitarras, violão, baixo e teclados) e Pedro Ito (bateria).
“Tem músicas que venho gravando para registro, que estão no baú, mas sempre vou mostrando pro pessoal do Rumo. E desde o início, quando ouviu, Ná gostou de “Roupas no Varal”, então separei pra ela cantar”, conta Zécarlos. “A primeira canção que gravei no Rumo é dele. Achei [“Roupas no Varal”] de um lirismo, tão imagético e imediatamente fiquei com vontade de cantar. Contei pro Zé, mas ainda não sabia de seus planos de lançar as canções”, completa Ná.
“O vento soprou e me balançou/as roupas dançam no varal/parece um balé sem fim/ Rever você/ foi um sinal/ Vendaval…/ Roupa no varal/balé sensual/tridimensional”, diz um trecho da letra do single, cuja capa foi desenhada pelo baterista, fotógrafo e artista visual Gal Oppido, outro colega de Rumo.
*
Faça a pré-save do single: