João Paulo Machado Gonçalves durante sabatina no Senado para a ouvidoria da Ancine

Jair Bolsonaro nomeou nesta terça-feira, 21, para exercer o cargo de Ouvidor-Geral da Agência Nacional de Cinema (Ancine) pelos próximos três anos João Paulo Machado Gonçalves, que foi braço direito do general Walter Braga Netto no Ministério da Casa Civil.

Machado Gonçalves também foi integrante da Comissão de Ética dos Agentes Públicos da Presidência e da Vice-Presidência da República. Após sua saída da Comissão, quem foi nomeado para substitui-lo foi seu próprio pai, o coronel Ivan Cavalcanti Gonçalves, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República e do Ministério da Defesa. Ivan Gonçalves é um expert em questões militares.

Consolida-se assim, na área cultural, o fortalecimento de um grupo de ligações na inteligência militar que o governo tenta garantir para além do resultado das eleições de outubro. O Superintendente de Prestação de Contas da Agência Nacional de Cinema (Ancine) é um capitão de Mar e Guerra da Marinha, Eduardo Cavalcanti Albuquerque. Na Fundação Casa de Rui Barbosa, outro capitão de Mar e Guerra da reserva, Carlos Fernando Corbage Rabello, exerce o cargo de diretor (Rabello chegou a ser nomeado presidente da Biblioteca Nacional). O posto de capitão de Mar e Guerra é a maior patente da Marinha e equivale ao de coronel no Exército e na Aeronáutica. Os bolsonaristas consideram a área do audiovisual estratégica para disputas narrativas ideológicas.

No currículo que enviou para sua sabatina no Senado, no dia 31 de maio, João Paulo Machado Gonçalves não mencionou que foi representante da Casa Civil no Grupo de Trabalho para a Consolidação das Estragégias em Resposta aos Impactos Relacionados ao Coronavírus – entre os muitos desastres abrigados sob o guarda-chuva desse grupo, está a falta de provisão de respiradores artificiais para Manaus, Amazonas, que levou o Estado a um dos maiores índices de vítimas fatais da Covid-19 (2.195 pessoas somente em Manaus em janeiro de 2021).

PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome