O governo federal reduziu hoje o valor aprovado para captação de recursos incentivados pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), destinado à cobertura do seu plano anual de atividades (todo o ano de 2020). A redução foi de 1 (um) centavo – em vez de R$ 49.872.645,97, o valor agora será de somente R$ 49.872.645,96.

Parece piada, mas não é. Somente para editar a portaria, o Estado brasileiro deve gastar bem mais do que o centavo que reduziu no orçamento da orquestra. Os autômatos da burocracia produzem absurdos desse tipo, desnecessários na gestão pública. E é preciso ser justo: não é um problema do governo Bolsonaro, tem longa ficha corrida na máquina do Estado esse tipo de pormenor excêntrico. Embora evidentemente seja simbólico, é inexplicável.

Analisada a partir das publicações de aprovação de projetos, a gestão da Lei Rouanet parece manter um certo nível de republicanismo – não está registrando atos de censura, nem comportamental nem ideológica (fartos em toda a máquina pública), e ostenta um bom número de aprovações e publicação no Diário Oficial da União. Entretanto, na outra ponta, a análise de prestações de contas, o governo ainda está sendo cobrado por ineficiência pelo TCU, um problema que se arrasta há mais de uma década.

PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome