Alex Braga Muniz
Alex Braga Muniz, novo diretor presidente da Ancine

A Agência Nacional de Cinema (Ancine) exonerou nesta terça-feira, 29, o servidor Paulo Cesar Mello Braga do cargo de assessor da Gerência de Tecnologia da Informação, para o qual tinha sido nomeado em abril. Na ocasião, foi revelado pela imprensa que Mello Braga respondia processo por dano ao erário e improbidade administrativa e tinha bens bloqueados em uma ação judicial de 2013, mas a agência não tomou conhecimento da irregularidade.

A insistência no nome de Paulo Cesar Mello Braga parece ter origem política. O exonerado foi filiado ao PMDB e contribuiu financeiramente para a campanha da deputada Soraya Santos, líder do Centrão do Congresso, em 2014. Também foi apontada sua sociedade em uma empresa de Tecnologia da Informação, o que demonstra conflito de interesses com o cargo que ocupou durante 5 meses (com salário de R$ 8,7 mil).

Recentemente, outra pessoa ligada à deputada Soraya Santos foi nomeada para a Ancine. Trata-se de Renata Cristina da Costa Manna, que foi nomeada no último dia 22 para monitorar a revisão, consolidação e revogação de normativos da agência. Ela trabalhou para a Companhia Nacional das Escolas da Comunidade (CNEC), cuja advogada era Gerfânia Damasceno, conduzida à chefia da Ancine em Brasília. Esse grupo tem interesses em processos de privatização do ensino público, e é encabeçado também pelo marido da deputada Soraya, Alexandre Santos.

Também nesta terça-feira, 29, em uma cascata de nomeações e exonerações no Diário Oficial, Alex Braga Muniz, diretor presidente substituto da Ancine, nomeou o pastor Edilásio Barra (que já exerce a função de diretor substituto do colegiado da agência) para o cargo comissionado de Secretário de Políticas de Financiamento Adjunto; Edilásio foi reconduzido de forma também irregular para o cargo, assim como o próprio Alex Braga Muniz já extrapolou o tempo de um ano previsto para o mandato-tampão de substituto – ele foi indicado pelo presidente da República no dia 30 de agosto de 2019, e o prazo já venceu.

 

PUBLICIDADE

2 COMENTÁRIOS

  1. Tudo errado na Ancine, pra variar… Embrafilme, 1976-1990 (14 anos, menor e mais eficiente, com todos oa seus erros). Ancine (19 anos, burocrática, cara, gigante, ineficiente e cabide de emprego).

    A pergunta é: quando vão fechar essa agência e organizar outra coisa que funcione?

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome