Capa do livro Cásper Líbero, de Dácio Nitrini
A biografia Cásper Líbero, escrita pelo jornalista Dácio Nitrini, apresenta a história do empresário que fez e foi parte da história do País

Lançada pela Editora Terceiro Nome, a biografia Cásper Líbero apresenta a história do empresário que fez e foi parte da história do País. Escrita pelo jornalista Dácio Nitrini, a obra resume a intensa, porém curta, vida de Líbero. Vítima de um acidente aéreo no Rio de Janeiro, em 27 de agosto de 1943, o comunicador morreu aos 54 anos. O biografado foi um dos maiores líderes empresariais do ramo das comunicações e dono da Gazeta, que já foi um dos maiores jornais do Brasil. 

Nitrini vasculhou publicações na Biblioteca Nacional, no Arquivo Público do Estado e recorreu também a livros de memórias. Reconstitui, com precisão jornalística, o início da carreira de Cásper Líbero, como repórter policial, em 1910, até a sua atuação política por meio da Gazeta, onde trabalhou como repórter antes de comprá-la em 1918. Preocupado com o futuro da profissão, ele deixou expresso em testamento o desejo de “criar e manter uma escola de jornalistas e ensinamentos de humanidades”. Fundada em 1947, a Faculdade Cásper Líbero foi a primeira escola de jornalismo do País.

Cásper Líbero. De Dácio Nitrini. Editora Terceiro Nome, 208 págs., 46 reais.

 

PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome