Até domingo, na Casa dos Palhaços, em Belém, acontece o 5º Seminário de Palhaços. O encontro é uma reunião de artistas circenses, com apresentações de espetáculos, oficinas e bate-papos. E muitas risadas. A iniciativa do projeto é da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará, que realiza a pesquisa “O Clown Nosso de Cada Dia”.
A primeira edição do seminário de Palhaços aconteceu em 2014. No ano seguinte, por conta da greve dos professores, houve uma pausa no evento, que retornou em 2016. Vários nomes do universo circense já passaram nas edições anteriores, como a mineira Sula Mavrudis, o grupo Meu Clown de Maringá, a paulista Adelvane Néia.
Quem quiser, pode participar de três vivências, gratuitamente. Basta enviar email para o endereço seminariopalhaco@gmail.com. Com Joice Aglae, de Salvador, haverá a vivência em Palhaçaria, dia 6 das 9 às 12 horas. O artista francês Guy Freixe fará uma abordagem sobre a máscara do Clown utilizada no Cirque du Soleil, dia 7, também das 9 às 12 horas. E os Palhaços sem Fronteiras e o clowner Utan Gräser fazem outra vivência, das 15 às 18 horas do domingo.