Grupo Sobrevento - Cena da peça Amigo Fiel
Grupo Sobrevento - Amigo Fiel - Foto Divulgação

O Grupo Sobrevento possui um espaço no Belenzinho, na zona leste, que é a única sala dedicada ao teatro de animação na capital paulista. Fundada em 1986 pelo trio Luiz André Cherubini, Sandra Vargas e Miguel Vellinho, a companhia mantém um sólido repertório de investigação do teatro de bonecos. É com essas peças que o grupo consegue circular por outras praças e também por outros países. 

Em cartaz no Sesc Bom Retiro, O Amigo Fiel é uma sofisticada montagem voltada para o público infanto-juvenil – recomenda-se para os mais crescidos. É que a adaptação sobre o conto de Oscar Wilde requer uma compreensão maior do que apenas a sensorial. Embora as crianças não possuam filtro social, pode fugir à compreensão delas o sentido dessa fábula. Quatro atores no palco manipulam singelamente os bonecos feitos de galhos de árvore e outros objetos da natureza, que ganham uma surpreendente vida própria.

O personagem principal é João, um humilde jardineiro que acredita ter a amizade do Dono do Moinho, um senhor rico que vive com a mulher e o filho. Esse homem interesseiro e individualista é capaz de pedir inúmeros favores a João, que se desdobra e se sacrifica o tempo todo para atendê-los, mas nunca recebe nada em troca. A amizade e a lealdade são postas à prova nesta relação desigual. É difícil não criar empatia e compaixão para com o protagonista, mas a peça não traz um desfecho que se costuma esperar. É uma lição adicional que se leva para a casa.

O Amigo Fiel. Com o Grupo Sobrevento. No Sesc Bom Retiro, dias 1º, 8 e 15 de dezembro, às 12 horas. Ingressos a 17 reais.
PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome