"Bixa Travesty"

Nos cinemas, o fim de semana começa com as estreias de A Vida Invisível de Eurídice Gusmão, de Karim Aïnouz, e do documentário Bixa Travesty, sobre a multiartista trans Linn da Quebrada. Na música, os destaques são os festivais DoSol, em Natal (RN), e Música Estranha, em São Paulo. Acompanhe abaixo um passeio pelas principais atrações culturais brasileiras no fim de semana.

QUINTA-FEIRA 21

A Vida Invisível de Eurídice Gusmão, de Karim Aïnouz, que finalmente estreia no País todo neste dia 21 de novembro, fala da vida invisível de milhões de mulheres que são vítimas, cotidianamente, de todo tipo de violência – as violências física, emocional, existencial, hierárquica, familiar, sexual, social. Em São Paulo, no Al Janiah, Sesc Paulista e Jazz nos Fundos, entre outros espaços, o destaque é a programação do festival Música Estranha, que traz artistas da corrente de música não clássica para palestras, performances e apresentações.

SEXTA-FEIRA 22

Um dos pilares do rock brasileiro, Erasmo Carlos antecipa com duas sessões no Blue Note, em São Paulo, no dia 22 de novembro, seu próximo trabalho, Quem Foi Que Disse Que Eu Não Faço Samba? O Museu Campos Gerais, em Ponta Grossa (PR), traz a mostra dos originais da HQ da escritora Carolina Maria de Jesus. Em São Luís, a peça “Pai e Filho” será encenada na sede da Pequena Companhia de Teatro, dentro da programação da 14ª. Semana do Teatro no Maranhão, que segue até o domingo, dia 24. No Centro de São Paulo, no JazzB, um dos mais longevos percussionistas brasileiros, João Parahyba, faz show comemorando 50 anos de carreira. E entra em cartaz no circuito comercial o documentário Bixa Travesty, sobre Linn da Quebrada.

SÁBADO 23

Àttøøxxá, Heavy Baile e Ana Cañas estrelam o Festival DoSol 2019, que acontece em Natal, no Rio Grande do Norte, em quatro palcos e mais de 20 horas de música. Outra dica é a exposição Sob a Potência da Presença, de 14 artistas negras contemporâneas, no Museu da República, no Rio.

DOMINGO 24

O Festival DoSol continua em Natal, com Francisco, el Hombre, Maglore e Camarones Orquestra GuitarrísticaUma grande dica de leitura para o final de semana é a HQ Salseirada, de Al Stefano, um tributo em quadrinhos a um dos personagens-chave da cultura popular nordestina, Mestre Salu

SEGUNDA 25

Em texto exclusivo para FAROFAFÁ, os escritores Fred di Giacomo, “caipira”, e Alexandre Ribeiro, “favelado”, falam sobre seus livros Desamparo e Reservado, que lançaram de modo independente na Feira de Frankfurt 2019. Em CD, sai Ciranda sem Fim, trabalho inédito da pernambucana Lia de Itamaracá, com produção de DJ Dolores e Ana Garcia.

 

Siga-nos no Google Notícias
PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome