No final da noite de quarta-feira, no Parque da Água Branca, fazendo seu show para os expositores, o folclorista, caipira honorário, cantor, compositor, violeiro, contador, cantador, contista e animador de auditório Rolando Boldrin, de 83 anos, citava Guimarães Rosa para os que já estavam em vias de voltar para casa:
“O que mais penso, testo e explico: todo-o-mundo é louco. O senhor, eu, nós, as pessoas todas. Por isso é que se carece principalmente de religião: para se desendoidecer, desdoidar. Reza é que sara loucura. No geral”, escreveu Rosa em Grande Sertão Veredas.
O show fabuloso do Rolando Boldrin era a cereja do bolo da abertura do Revelando SP, o mais importante evento da cultura tradicional do Estado de São Paulo, conforme o Farofafá já sentenciou. Em sua edição 2019, além de artesanato, música, dança, gastronomia e expressões culturais de 120 cidades paulistas, estão previstas mais de 100 apresentações de grupos tradicionais de batuques, folias, jongos, congos, comunidades indígenas, irmandades religiosas, folclore, dança, violeiros, violas e fandangos.
Se o visitante vai em busca de comida famosa, além é claro da linguiça de Bragança, encontrará geleias, pães, compotas e vinhos e todo tipo de prato tradicional. Pirogas e arco e flecha de índios guaranis, artefatos caiçaras, peças de barro, argila e madeira, itens de decoração, acessórios, brinquedos, esculturas, quadros e móveis, bijuterias, chocalhos, chaveiros, canetas, ervas medicinais: a oferta é grande.
Entre as atrações estão a “Folia de Reis Estrela da Guia” de Guararapes, a “Congada Preto e Branco” de Nazaré Paulista, e o “Fandango de Tamancos” de Itaoca, além de shows de Três é Bom (dia 14), Demônios da Garoa (dia 15), Matuto Moderno e Moda de Rock (dia 16) e Renato Teixeira (dia 17).
Revelando SP 2019
Datas: 13 a 17 de novembro
Horário: 10h às 20h
Local: Parque da Água Branca (Av. Francisco Matarazzo, 455 – Água Branca, São Paulo – SP)