Moda de viola em HQ
Desenho de Yuri Garfunkel para o gibi Moda de Viola em Quadrinhos

Yuri Garfunkel lança álbum em que se debruça sobre o visual e a mitologia da música caipira 

 

Um pouco à moda de Robert Crumb e suas célebres histórias em quadrinhos inspiradas no blues, a dupla brasileira Yuri Garfunkel (roteiro e arte) e Ivan Vilela (introdução, viola, pesquisa e clima) produziu uma HQ no ritmo da moda de viola. O álbum em quadrinhos A Viola Encarnada: Moda de Viola em Quadrinhos, lançado essa semana em São Paulo, não tem diálogos, são cenas mudas com mais de 80 histórias clássicas da mitologia da moda de viola, partindo da célebre questão: ”Quem matou Chico Mineiro?” .

Segundo Vilela, as narrativas cheias de imagens da música caipira sugerem uma adaptação desse tipo. O projeto do pesquisador, desenvolvido com o desenhista, músico e educador Yuri Garfunkel, foi selecionado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC). Dividida em 10 capítulos, para harmonizar com as 10 cordas da viola caipira, segundo os autores, a HQ tem dois personagens-chave, Vaqueiro e Violeiro.

 “A narrativa aborda a função social da viola desde suas origens rurais, o trabalho no campo e com o gado, as pescarias, o próprio ofício do violeiro que toca nas festas e nas fazendas. O ponto de partida da trama é o assassinato do Chico Mineiro. A partir daí busquei outras modas que esclarecesse esse mistério”, disse Yuri Garfunkel, que também toca a viola e é flautista.

As ilustrações são deslumbrantes e usam de recursos icônicos da própria vida cotidiana do campo, como as cores das folias de Reis, os movimentos do ofício de peão amansador de cavalos, as paisagens e lugares do interior.

A Viola Encarnada – Moda de Viola em Quadrinhos. Yuri Garfunkel. Red Clown Books Publicações. 172 páginas. 50 reais 
PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome