
O Miolo Bar e Café (Av. Litorânea, 100, Calhau) recebe hoje (28), às 20h, a Chegança do Festival João do Vale — Revival, cujo nome entrega a proposta: um reencontro de artistas que participaram das três edições do Festival João do Vale de Música Popular, produzidas pelo músico Wilson Zara, duas delas no Zanzibar (2000 e 2001) e a última no Circo Cultural da Cidade (2008).
Pelo palco do Miolo, hoje, passarão Alberto Trabulsi, Bruno Batista e Cláudio Leite, literalmente um ABC do Festival João do Vale, 17 anos após sua última edição. O Revival acontece em Pedreiras/MA, terra natal do maranhense do século XX, que dá nome ao evento, no próximo dia 6 de dezembro, data que marca seus 29 anos de falecimento.
“O Festival João do Vale teve uma enorme importância para minha carreira; foi a primeira vez que eu subi num palco e isso me deu segurança. Na primeira edição eu concorri com a música Aquele beijo, que ganhou o prêmio de melhor letra, e no ano seguinte, eu concorri novamente com Acontecesse. Parte da minha confiança, como compositor, surgiu ali. E é por isso que eu tenho um carinho enorme, na parede da memória [risos], como diria o Belchior, uma lembrança que me é muito grata. Hoje eu vou fazer um pocket show no Miolo, celebrando o festival. Obviamente vou fazer as canções que saíram, que participaram do evento, e revisitar coisas de meus álbuns de carreira, além de apresentar uma música inédita. Estou muito feliz em participar e celebrar um festival que foi tão importante para mim e para tantos”, afirma o cantor e compositor Bruno Batista.
“Vocês vão para Pedreiras, que eu vou pra São Luís”, diz João do Vale em verso de seu clássico “De Teresina a São Luís”, parceria com Helena Gonzaga. O público não precisa escolher: a celebração do legado de João do Vale e do festival que leva seu nome tem duas etapas.
A Chegança no Miolo anuncia o Festival João do Vale — Revival em Pedreiras/MA, mas tratam-se de dois eventos diferentes, sem repetição de atrações. A produção do Festival João do Vale — Revival é da Zarpa Produções Artísticas, com recursos da Lei Paulo Gustavo, através da Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão (Secma).
“O festival equilibra tradição e contemporaneidade. João do Vale representa um Brasil que se reinventa — e é isso que queremos celebrar: o diálogo entre a memória do passado e a vitalidade do presente. É um ato de pertencimento e resistência cultural”, completa Zara. O line up em Pedreiras terá nomes como Elizeu Cardoso, Davi Faray, Herbeth Luiz, Itamar Lima, Lena Garcia, Chico Nô, Heline Jully e Dicy, artistas premiados nas três primeiras edições do Festival João do Vale, além de nomes que ampliam a força criativa da música popular produzida no Maranhão.
Serviço
O quê: Chegança — Festival João do Vale — Revival
Quem: os cantores e compositores Alberto Trabulsi, Bruno Batista e Cláudio Leite
Quando: hoje (28), às 20h, no Miolo Bar e Café (Av. Litorânea, 100, Calhau)
Quanto: grátis




