Senado sabatina amanhã futura presidente da Ancine

0
178

Conforme antecipou o FAROFAFÁ há duas semanas, a indicação da gestora Patrícia Barcelos para a diretoria da Agência Nacional do Cinema (Ancine) será apreciada pela Comissão de Educação (CE) amanhã, terça-feira (12), às 10h30, com sabatina pública da indicada pelo governo Lula. O projeto do grupo que indicou Patrícia é torná-la a próxima presidente da agência.

Patrícia Barcelos, que é diretora do Ministério da Educação, foi escolhida pelo Ministério da Cultura (MSF 81/2024) para substituir Tiago Mafra dos Santos, cujo mandato (sob indicação do governo de Jair Bolsonaro) terminou em setembro de 2024. Após sua gestão, Mafra voltou à Ancine como Secretário de Regulação, cargo do qual se afastou na semana passada para assumir um cargo no setor privado, possivelmente na consultoria de uma grande produtora audiovisual. O senador Humberto Costa (PT-PE) deu parecer favorável ao nome de Patricia no dia 5 de agosto, segundo seu relatório.

Além da análise na Comissão de Educação, a nomeação de Patrícia também precisa ser aprovada no Plenário do Senado.

Perfil

Segundo a Agência Senado, Patrícia Barcelos é graduada em comunicação social e tem mestrado em educação. Ela foi professora de audiovisual do Instituto Federal de Brasília (IFB).

Sua trajetória inclui a atuação como secretária nacional de Promoção e Defesa de Direitos Humanos na Presidência da República (2014-2015) e como secretária-executiva da mesma pasta (2012-2014).

Atualmente, atua como diretora de políticas e regulação da educação profissional e tecnológica no MEC. Ela também integra o Conselho Superior de Cinema e o Comitê de Gestão do Fundo Setorial do Audiovisual.

PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome