A cantora, compositora e sanfoneira baiana Lívia Mattos começa a revelar o repertório de seu terceiro álbum com o single “Caucaia” um delicioso forró instrumental “empenado” que une o Nordeste brasileiro à Índia.
A sanfona da autora se faz acompanhar pela tuba de Jefferson Babu e pela bateria, zabumba e triângulo de Rafael dos Santos, com a participação especial da cantora indiana Varijashree Venugopal, que performa um sargam, técnica milenar de solfejo da música clássica indiana.
O registro revela a música no osso: como foi composta. Lívia Mattos estava em Caucaia/CE, realizando sua pesquisa sobre a música no circo com interesses itinerantes, mas estava sem sua sanfona. Ela acabou compondo solfejando as notas, para só depois a melodia ganhar corpo no instrumento.
Gravada entre São Paulo e Bangalore, na Índia, “Caucaia” tem produção musical de Alexandre Siqueira, direção musical de Lívia Mattos e Paulim Sartori e arranjo coletivo de Lívia Mattos, Rafael dos Santos, Jefferson Babu, Salomão Soares e Aline Gonçalves.
Com dois discos na bagagem, “Vinha da ida” (independente, 2017) e “Apneia” (yb music, 2022), é a primeira vez que Lívia Mattos lança um single instrumental – sua estreia é um álbum de canções e o segundo um híbrido de canções e temas instrumentais. O terceiro álbum se chamará “Verve” e será lançado no próximo dia 22 de agosto.
Ao longo de julho, após passar pelo Canadá, a artista está cumprindo agenda na Europa com shows na Dinamarca, Bélgica e França.
Ouça o single e veja a agenda:
