Governo forma grupo para criar uma Film Commission Nacional

0
259
Encontro audiovisual em Tiradentes, em janeiro, que teve entre suas reivindicações a criação de uma Film Commission federal

O Ministério da Cultura criou nesta manhã de quinta-feira um Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) para criar, em seis meses, uma Film Commission federal. A Film Commission nacional é uma antiga reivindicação da classe audiovisual. A Film Commission, que já existe em âmbitos municipais para facilitar filmagens em metrópoles como São Paulo, Salvador, Belo Horizonte e Porto Alegre, terá como objetivos coordenar, centralizar e simplificar procedimentos e demandas relacionados à realização e licenciamento de produções audiovisuais em todo o território nacional – poderá desburocratizar filmagens em locais tombados e instituições públicas, por exemplo. Também funciona para orientar interessados que tenham intenção de incrementar o desenvolvimento dessas atividades. A instituição, sem fins lucrativos, deve planejar estratégias de captação, ações de mercado, criação de incentivos e facilitar filmagens de todo tipo de conteúdo audiovisual (seriados de TV, comerciais, curtas e longas metragens nacionais e internacionais). Também poderá fomentar a prestação de serviços, o turismo cinematográfico e a geração de empregos.

A criação da Film Commission nacional tem o intuito de facilitar a produção e a circulação dos produtos audiovisuais brasileiros, uma medida que poderá dar impulso significativo ao cinema brasileiro. A Embratur é uma das instituições que tem lutado pela criação de uma Film Commission federal, que considera “fundamental para atrair produções internacionais, fortalecer a presença dos filmes brasileiros em mercados mundiais e consolidar o Brasil como destino film friendly”. Para a Embratur, uma instituição com essa transversalidade poderá contribuir para fortalecer a sinergia entre trade turístico e o setor audiovisual, aumentando o interesse estrangeiro em conhecer, por exemplo, cenários e paisagens. Estudos apontam que cerca de 100 milhões de turistas planejam suas viagens influenciados por filmes e séries. 

“Das dez maiores economias do mundo, o Brasil é o único que não têm film commission nacional. Essa é uma missão que eu abracei para resolver nesse governo. A gente tem que ter um projeto de país na produção audiovisual, com políticas de incentivo bem estabelecidas”, declarou, em janeiro, Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

O grupo de trabalho tem participações da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), dos ministérios do Turismo e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, além da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (que coordenará os estudos), da Agência Nacional de Cinema (Ancine) e do Instituto Guimarães Rosa da Secretaria de Promoção Comercial, Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do Ministério das Relações Exteriores. O grupo de trabalho poderá convidar representantes de órgãos e entidades, nacionais e internacionais, públicas e privadas, bem como especialistas em assuntos afetos ao tema,

PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome