Paul McCartney, aos 82 anos, está de volta ao Brasil. Nesta terça, ele faz o primeiro de três shows da turnê Got Back no País, dois em São Paulo (os shows 985 e 986 de sua carreira) e em Florianópolis (o show de número 987). Faltarão então 13 apresentações para que ele se torne uma espécie de Pelé do showbiz, atingindo a marca de 1.000 apresentações em carreira solo desde 1972.
A prodigalidade das apresentações ao vivo de Paul McCartney dificilmente será superada por outro artista do métier. Seu ano de maior movimentação foi o de 1993, quando ele fez 65 shows pelo mundo. Os anos menos movimentados foram os da recente pandemia de Covid-19, entre 2020 e 2021, quando ele fez, respectivamente, 11 e 8 shows apenas (quando sua mulher Linda ficou doente, no final dos anos 1990, ele também ficou fora dos palcos). Em 2024, Paul já realizou 25 concertos. Depois do Brasil, Paul segue para Peru, Costa Rica, Colômbia e México. Na Europa, estão confirmados shows em Paris, Madri, Londres e Manchester. Como sempre acontece, há um burburinho geral alardeando que essa deverá ser a última turnê de Macca, mas ele sempre dá um chapéu nessa expectativa.
Paul começou sua carreira de shows ao vivo solo logo após o fim dos Beatles, excursionando com os Wings, banda que formou com sua mulher, Linda, em 1971. Ele fazia concertos, naquela época, com o guitarrista Danny Leine (1944-2023), Linda McCartney (1941-1998, nos teclados), Denny Seiwell (bateria, hoje com 81 anos) e Paul no baixo e nos vocais.
Paul volta ao País um ano após sua última visita, quando fechou o ano de 2023 com uma apresentação apoteótica para 66 mil fãs no Maracanã (local onde tinha se apresentado havia 33 anos). O retorno ao Allianz Parque, amanhã, também tem uma data celebrativa – ele volta ao local após 10 anos de sua última apresentação ali, inaugurando os megashows no novo estádio.
“Fechar o ano de 2023 no Brasil foi uma experiência incrível. O carinho e o amor que vocês nos demonstraram em nossa última visita foram incríveis. Sabíamos que precisávamos voltar e ver vocês novamente. Vocês sabem como festejar e arrasar e estamos muito animados para retornar este ano. O Pai tá On!”, declarou o cantor, em um depoimento em vídeo divulgado pela produção de sua turnê no Brasil.
O show de Paul McCartney tem um roteiro bastante consolidado, mas sempre permite uma ou outra novidade (que aparece como um presente). Já houve ocasião em que ele tocou sozinho, ao violão, In Spite of All the Danger, uma música anterior aos Beatles, de 1958, quando eles ainda eram os Quarrymen. Atualmente, em alguns shows, ele toca pela primeira vez a “nova” canção dos Beatles, Now And Then.
A GOT BACK Tour no Brasil é uma realização da Bonus Track, com direção de Luiz Oscar e Luiz Guilherme Niemeyer (que pilota os shows de Paul no Brasil desde 1990). Todos os ingressos para os primeiros shows que foram anunciados – São Paulo (15/10) e Florianópolis (19/10) – já estão esgotados.
SÃO PAULO
Data: 15 e 16 de outubro
Abertura dos portões: 16 h
Horário do show: 20 h
Local: Allianz Parque – Rua Palestra Itália, 200
Classificação etária: Menores de 16 anos apenas acompanhados dos pais ou responsáveis legais (sujeito a alteração por decisão judicial)