A Fundação Padre Anchieta negou nesta sexta-feira, em nota oficial, que o governo de Tarcísio de Freitas tenha cortado verbas do seu orçamento. A nota de esclarecimento divulgada pela emissora, por outro lado, confirma a suspensão de 5 programas de sua grade (Legião EstrangeiraGiro EconômicoBrasil, Mostra a Tua Cara!Estação Livre e Entrelinhas), descontinuidade que a TV Cultura atribui à queda de receitas publicitárias. Fontes da TV informaram que há outros cortes – ao todo, serão 8 programas a sumir da programação.

Especula-se que o governador Freitas manifeste desagrado com a presumível independência (ou agenda própria) da emissora de caráter público – a política sempre acalentou a presunção de usá-la como instrumento de seus interesses. Pela própria longevidade do PSDB no controle do estado, a Fundação Padre Anchieta robusteceu nas últimas décadas a presença de correligionários daquela agremiação política em seus quadros. O bolsonarismo, a quem Tarcísio é relacionado, não tem uma relação boa com o tucanato, o que favorece o surgimento de rumores sazonais sobre arengas políticas como origem dos contratempos. Mas, caso fosse verdade, configuraria uma inédita postura de independência da TV em relação ao governo estadual, de quem a fundação receberá 104 milhões em 2024 (houve contingenciamento, mas isso é uma praxe no governo). Chama a atenção, na nota, o uso da palavra “amistosa” para descrever um relacionamento que deve ser somente institucional.


ESCLARECIMENTO – TV CULTURA
 

Diante de informações equivocadas publicadas por alguns veículos, a TV Cultura esclarece que a suspensão da gravação de alguns programas de sua grade, temporariamente – como Legião EstrangeiraGiro EconômicoBrasil, Mostra a Tua Cara!Estação Livre e Entrelinhas -, nada tem a ver com repasse de verbas realizados pelo Governo do Estado de São Paulo.

A diminuição de receitas da emissora está diretamente ligada a publicidade e prestação de serviços para terceiros e outros. A TV Cultura tem mantido relação amistosa com o Governo, com o qual tem permanente diálogo.

A maioria desses programas permanecerá no ar por meio de reprises, e as gravações serão retomadas em momento oportuno.

Precisamos de um quilo de farinha pra fazer FAROFAFÁ!

Mascote FAROFAFÁ Somos o único veículo crítico e progressista dedicado exclusivamente ao jornalismo cultural, nas suas mais variadas frentes: livros, filmes, música, artes, teatro etc. Se você chegou até aqui é porque está do nosso lado. Ajude FAROFAFÁ a fortalecer o debate e a cultura brasileira.

Diferente dos grandes veículos, não somos donos bilionários e não corremos atrás de cliques a qualquer custo. Isso significa duas coisas:

1. Cobrimos o que importa para a cultura brasileira — do teatro de grupo às periferias musicais, da literatura marginal às artes visuais — sem precisar agradar patrocinadores nem seguir agendas externas.

2. Praticamos o jornalismo de fôlego. Críticas, reportagens e ensaios nascem de quem foi ao teatro, ouviu o disco, leu o livro, viu a exposição. E tudo o que publicamos é gratuito para qualquer leitor — e queremos que continue assim.

Se nosso trabalho faz diferença na sua relação com a cultura, considere se juntar a quem mantém esse projeto vivo. Qualquer valor conta.

Escolha como apoiar

Saiba mais em farofafa.com.br/apoie

PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome