São Luís recebe entre os próximos dias 11 e 14 de abril o Mun Festival, o Festival de Música Universal, com grandes nomes, entre shows e workshops, que serão realizados respectivamente na Casa Barrica (Av. Rui Barbosa, 238, Madre Deus) e na Escola de Música do Estado do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo (Iema Emem, Rua da Estrela, 363, Praia Grande).
Às vésperas de completar 88 anos (no próximo dia 22 de junho), um dos nomes de destaque do Mun é Hermeto Pascoal, o Bruxo, apelido que conquistou pela versatilidade como multi-instrumentista e pela compulsão em compor. Em 1973 o alagoano lançou o álbum A Música Livre de Hermeto Pascoal. Coerente, foi um dos primeiros a disponibilizar sua obra gratuitamente pela internet – 10 álbuns seus podem ser ouvidos na plataforma Bandcamp.
Baixista de Hermeto desde 1977, Itiberê Zwarg (baixo elétrico, piano, temas e arranjos) também se apresenta com seu próprio grupo no Mun. Completam o Itiberê Zwarg Quarteto Raphael Santos (piano, violão sete cordas e saxofone alto), Ajurinã Zwarg (bateria, percussão e saxofone soprano) e Mariana Zwarg (flautas e piano).
Herdeira direta destas tradições, filha de Itiberê e afilhada de Hermeto, Mariana Zwarg também se apresenta e ministra workshop na programação do festival. Seu grupo se completa com Ajurinã Zwarg (bateria), Paulio Celé (guitarra), Sá Reston (baixo) e Johannes von Ballestrem (piano) – os dois últimos, seus companheiros de Sexteto Universal; com o último ela lançou Tightrope Dancer ano passado.
Mês passado chegou às plataformas digitais o inspirado álbum Live a Paris, de Itiberê Zwarg e Orquestra Família da França, um supergrupo que reúne pai e filha e mais 22 instrumentistas de diversas nacionalidades. O álbum conta ainda com as participações especiais de Hamilton de Holanda (bandolim) e do pianista espanhol Chano Dominguez (teclado) em “Annecy”, faixa que abre Live a Paris.
Entre shows e workshops, toda a programação do Mun Festival é gratuita e pode ser conferida no site do evento.