No ano em que completará 90 anos de idade, o comediante cearense Renato Aragão, o Didi, teve um projeto de longa-metragem novo aprovado pela Agência Nacional de Cinema (Ancine) no último dia 24 de janeiro. O despacho foi publicado nesta sexta-feira, 2, no Diário Oficial da União. O projeto da Renato Aragão Produções Artísticas aprovado para captar cerca de 2 milhões de reais pela Lei do Audiovisual tem o título de Didi, em um campeonato atrapalhado. O filme tem até o último dia do ano para captar recursos.
A produtora do comediante também conseguiu este ano, no Ministério da Cultura, autorização para captar recursos para filmar um documentário sobre a vida do artista. Intitulado Renato Aragão, o Didi – O Herói do Humor, custará 6 milhões de reais e inclui uma exposição inédita, imersiva e interativa, dedicada a Aragão, com 600 metros quadrados e 10 espaços temáticos distintos. “A exposição terá como objetivo explorar aspectos tanto inéditos quanto conhecidos da vida e carreira de Renato Aragão, proporcionando uma visão abrangente do eterno trapalhão e sua contribuição para a cultura brasileira”, diz o texto do projeto.
O último trabalho de Aragão no cinema foi há 7 anos, em 2017, no longa Os Saltimbancos Trapalhões: Rumo a Hollywood. O ator de 89 anos contabiliza participações em cerca de 50 produções cinematográficas, 43 delas com a trupe Os Trapalhões, a partir de 1965. No ano passado, foi noticiado que o comediante tinha cancelado a produção de um filme novo que se chamaria Didi Babá e os Quarenta Ladrões.
Nesse momento, Aragão pode ser visto nas telas em uma participação especial no filme “Príncipe Lu e a Lenda do Dragão”, estrelado pelo influencer Luccas Neto, com Zezé Motta, Flávia Monteiro, Maurício Mattar, Cássio Scapin, Tadeu Mello, entre outros.