O presidente Lula indicou para sabatina no Senado Federal, na manhã desta terça-feira, 16, o nome de Paulo Xavier Alcoforado para uma vaga de diretor no colegiado da Agência Nacional de Cinema (Ancine). Alcoforado é o primeiro nome do governo Lula a ser indicado à diretoria da Ancine, hoje ocupada por três diretores escolhidos por Jair Bolsonaro. É a segunda tentativa do governo petista de colocá-lo na diretoria da Ancine – em abril de 2009, a presidenta Dilma Rousseff o indicou ao então primeiro secretário do Senado Federal, Heráclito Fortes, para ocupar a vaga decorrente da renúncia de Sérgio Sá Leitão.

Paulo Alcoforado já foi diretor, secretário de políticas de financiamento e superintendente de fomento da Ancine, assim como diretor de audiovisual da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e coordenador executivo dos programas DOCTV Brasil e América Latina, tendo sido responsável pela implantação do programa também na Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O nome de Alcoforado está longe de desfrutar de unanimidade no meio audiovisual. Duas associações de classe tinham indicado à Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura os nomes de João Batista Silva, Silvia Prado e Arnaldo Galvão para o posto na direção da Ancine. Havia também um forte movimento para que a indicação contemplasse uma preocupação de diversidade, representatividade e afirmação, com nomes de produtoras mulheres, negras ou indígenas, de preferência do norte do País.

Paulo Xavier Alcoforado (foto abaixo) foi executivo, a partir de 2018, no Grupo econômico baiano Têmdendê, composto pelas empresas Lima Comunicação (no qual ele assumiu função de consultor de negócios em propriedade intelectual e distribuição), Têmdendê Produções e Todos os Cantos Filmes, com projetos em exibição no SBT Nordeste, Fashion TV, CineBrasil TV, Canal Curta!, Aratu – SBT Bahia, TVE – Bahia e Band.

PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome