Pai e filho, Alceu Valença e Juba anunciam o São João em single. Foto: divulgação
Pai e filho, Alceu Valença e Juba anunciam o São João em single. Foto: divulgação

Os devotos de São João, tanto os do santo quanto os dos acontecimentos costumeiramente assim denominadas quando nos referimos às festas juninas, começam a se assanhar com a aproximação do período – já é mês que vem. Se “no mês de maio tá todo povo ensaiando”, como cantou Tião Carvalho no clássico “Itamirim” (1988), de Chico Saldanha, Alceu Valença também já se prepara para o período.

Com o filho Juba, o pernambucano acaba de lançar o single “Meu Querido São João” (Deck, 2023). A zabumba de Quartinha, ouvida na introdução, seguida pela sanfona de André Julião, entregam toda a animação do período junino, de que Alceu Valença é um dos maiores ícones – a escolha do filho Juba para o dueto não é mera bênção de pai: o herdeiro tem um consistente trabalho, fortemente influenciado pelos gêneros tipicamente nordestinos exaltados na letra.

A música foi originalmente composta para o filme “A Luneta do Tempo” (2015), de que o próprio Alceu Valença assina direção e trilha sonora. Depois da experiência cinematográfica, o compositor passou a incluí-la no repertório de seus shows juninos e, para o lançamento do single, fez pequenas alterações na letra. “São João do Carneirinho/ meu santo de devoção/ protetor do forrozinho, do xaxado e do baião”, dizem os versos cuja moldura musical se completa com Zi Ferreira (guitarra), Nando Barreto (baixo), Cassio Cunha (bateria) e Tovinho (teclados), que também assina a direção musical.

*

Ouça “Meu Querido São João”:

PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome