Delineado desde a época do impeachment da presidenta Dilma Rousseff, Medusa estreia num momento bem diferente daquele em que a mídia comercial celebrava as virtudes de “bela, recatada e do lar” da então primeira-dama do Brasil, esposa do usurpador Michel Temer. A diretora, a carioca Anita Rocha da Silveira (de Mate-Me por Favor, 2015), não faz da política bruta um tema de seu filme, mas estão ali alegorizadas muitas das sementes plantadas em 2015-2016, que germinariam logo em seguida o bolsonarismo, com sua carga máxima de misoginia, racismo, homofobia etc. Medusa trabalha no registro da distopia, mas capturando-a do futuro e trazendo-a, convenientemente, aos tempos pontudos de 2015, 2016, 2017, 2018, 2019, 2020, 2021, 2022, 2023…

Michele e As Preciosas cantam louvor em “Medusa”, de Anita Rocha da Silveira

Uma atmosfera de pureza e idílio recobre os cenários em que a história se desenrola e as aparências e comportamentos das personagens femininas jovens que constituem os cabelos-serpentes da Medusa. Por baixo do idílio, no entanto, tudo é puro horror. Medusa participa da inclinação do atual cinema brasileiro aos filmes de terror, de uma maneira bastante particular, frequentemente delicada, e nada hollywoodiana. Não há criaturas monstruosas, massacres da serra elétrica nem sextas-feiras 13 para precipitar o horror. Ele brota da banalidade da própria realidade e do próprio cotidiano.

Lado a lado com rapazes militarizados que se definem como Vigilantes do Sião, as moças fanaticamente religiosas compõem um exército de vigilância dos costumes e punição de quaisquer trangressões à norma, na base da justiça pelas próprias mãos (nessas ocasiões, as moças casadoiras escondem-se atrás de máscaras tipo Anonymous). A sátira ferina ao momento presente se ancora em obsessões pequenas, mas de grande importância, cpela selfie “perfeita e cristã” “para a glória de Deus”, pelos likes nas redes sociais, pelo botox e pelas cirurgias plásticas, pela beleza de tipo europeizado. A protagonista Mariana (interpretada com grande precisão por Mari Oliveira), no entanto, tende à negritude, em contraste com a aparência supostamente angelical da amiga loira Michele (Lara Tremouroux), que lidera a gangue disfarçada de irmandade religiosa.

O grupo de canto sacro formado pelas meninas se denomina Michele e As Preciosas, e o alvo da crítica é evidente, inclusive na caracterização física da atriz. “Serei bela, recatada e do lar”, elas cantam para os fiéis, numa versão da tradicional “The House of the Rising Sun” (que, na origem, conta a história de um prostíbulo). Para as servas e os servos do Senhor de Medusa, a aparência é o que mais importa – na verdade, é a única coisa que importa. A distopia, portanto, é o presente do presente do presente.

O direcionamento dado por Anita a sua história é francamente feminista (também nos detalhes, mais que no conjunto), como atesta a cena ilustrada pela foto principal que acompanha este texto. O golpe misógino foi vitorioso em 2016, mas produções como Medusa colocam em circulação uma legião de dilminhas que surgiram e não param de surgir como, digamos, efeito colateral da violência perpetrada.

“Medusa”, de Anita Rocha da Silveira, estreia no dia 16
PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome