A ex-presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa, exonerada hoje após dossiê contra Mário Frias

O governo federal exonerou essa manhã Letícia Dornelles do cargo de presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa. A demissão, a 15 dias do final do governo, é uma retaliação do bolsonarismo – Letícia Dornelles teria entregado à equipe de transição do governo eleito de Luiz Inácio Lula da Silva um dossiê contendo informações sobre desmandos levados a cabo por Mario Frias, ex-secretário Especial de Cultura do governo de Jair Bolsonaro.

Frias chegou a tentar demitir Letícia Dornelles, mas teve que recuar. Desde então, a roteirista de TV e olavista ferrenha passou a reunir evidências da atuação antirrepublicana e despótica do chefe para dar o troco. Frias, segundo denúncias da imprensa, chegava a despachar armado e obrigou todas as instituições vinculadas da Cultura a submeter a si qualquer memorando interno. Letícia (sem qualificação acadêmica e cuja maior façanha intelectual na carreira foi a publicação de um livro chamado Como Enlouquecer em Dez Lições) deixa a Fundação Casa de Rui Barbosa em situação periclitante. Quando entrou, exonerou toda a equipe de pesquisadores da fundação – intelectuais do porte do cientista político Charles Gomes, da ensaísta Flora Sussekind, da jornalista Jöelle Rouchou, do sociólogo e escritor José Almino de Alencar e Antonio Herculano Lopes, diretor do centro de pesquisa da fundação.

Em 2020, 150 brasilianistas de universidades como Harvard, Princeton, Columbia, New York University, Georgetown, Stanford e Berkeley divulgaram um documento reivindicando a suspensão das medidas que Letícia Dornelles adotou na Casa de Rui Barbosa. Não adiantou nada: o desmonte continuou em ritmo acelerado. A sua gestão foi objeto de mobilizações de todo tipo, desde protestos na porta da fundação até abaixo-assinado com mais de 2 mil assinaturas de jornalistas, escritores, músicos e artistas diversos, como Caetano Veloso, Silvia Buarque, Lucia Murat, Paulo Betti, Francis Hime, Sérgio Sant’Anna, Jorge Salomão, entre outros.

PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome