Luís du Rosário: o berço por sobrenome

1
1843
O cantor, compositor, engenheiro e economista Luís du Rosário, durante a live de lançamento do elepê "Vinil e poesia". Foto: Adriana Benvinda. Divulgação
O cantor, compositor, engenheiro e economista Luís du Rosário, durante a live de lançamento do elepê "Vinil e poesia". Foto: Adriana Benvinda. Divulgação

Faleceu hoje (16) em Rosário, de insuficiência hepática, o cantor e compositor Luís du Rosário (14/10/1959-16/9/2022), aos 62 anos.

Economista e engenheiro mecânico de formação, com mestrado em Educação em Cuba, era professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma).

Filho de Mestre Caboclo, conhecido ferreiro de sua cidade natal, e Dona Raimunda Rosa, Luís de Mestre Caboclo, como era conhecido por seus conterrâneos, acabou deixando a música em segundo plano, apesar de ter começado a tocar violão aos 13 anos e ser dono de uma síncope muito particular. Autor profícuo, deixou diversas composições inéditas.

“De todas as formações acadêmicas, a música fez parte da sua trajetória desde a infância. Nas praças de Rosário durante os finais de semana não era raro ouvir a voz de Luís na madrugada. Eu estou muito triste. Nós éramos contemporâneos e amigos desde a adolescência”, declarou Euvaldo de Jesus, coordenador do Complexo Ferroviário (museu instalado na antiga estação da Rffsa) e membro da Academia Rosariense de Letras, Artes e Ciências (Arlac).

Seu único registro fonográfico é “Ventre livre”, composta em 1983 e gravada no elepê “Vinil e poesia” (2021), produzido pela dj Vanessa Serra – Luís du Rosário é acompanhado por João Simas (guitarras), Luiz Cláudio (percussão e direção musical) e Dicy (vocais). O reggae versa sobre as dificuldades enfrentadas pela população negra em um país racista e extremamente desigual socialmente, um tema recorrente em sua obra e postura de vida.

“A minha faixa [preferida] é de um cara que está estreando em disco, assinando como Luís du Rosário, mas que eu conheci, porque eu já o ouvi, eu numa mesa, ele na outra tocando violão, ele sem saber quem eu era, eu sem saber quem ele era, mas percebi ali uma síncope muito particular no violão dele e me emociona desde então, fazia tempos que eu não tinha notícias de Luís, que eu conheci, porque meus parentes em Rosário conheciam Luís du Rosário como Luís de Mestre Caboclo”, declarei, na live de lançamento do citado vinil.

O velório está acontecendo em Rosário e o sepultamento acontece hoje, às 16h, no Cemitério central.

*

Ouça “Ventre livre” (Luís du Rosário), com Luís du Rosário:

Veja sua apresentação na live de lançamento de “Vinil e poesia” (a partir do tempo 1h35’39”):

PUBLICIDADE

1 COMENTÁRIO

  1. Jaz uma luz, Luís Du Rosário Foi meu professor no Campus do IFMA da cadeira de fenômenos de Transporte, homem sábio e de uma inteligência sem igual, vai deixar saudade, que Deus o conduza um bom lugar….

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome