Ana Maria Maia, nova curadora-chefe da Pinacoteca de São Paulo

A Pinacoteca de São Paulo anunciou na tarde desta terça, 16, a pesquisadora e professora pernambucana Ana Maria Maia, de 38 anos, como a nova curadora-chefe da instituição a partir do próximo mês, setembro de 2022. A curadora já integra a equipe da Pinacoteca, um dos museus mais importantes do País, desde 2019. Ela substituirá Valéria Piccoli, que estava desde 2012 no cargo e se desliga para assumir um museu nos Estados Unidos.

Ana Maria Maia integrou as curadorias de exposições individuais e coletivas no museu paulistano, além da primeira mostra online de vídeos e filmes do acervo. “Sua escolha para o cargo garante não só continuidade, como também, a promoção de novas perspectivas e questões para o acervo e a programação da Pinacoteca”, afirmou o diretor-geral do museu, Jochen Volz. Ana Maria Maia cursa doutorado em Teoria e Crítica de Arte na Universidade de São Paulo (USP). Entre seus trabalhos de curadoria, estão o 33º Panorama de Arte Brasileira do Museu de Arte Moderna de São Paulo (2013) e o programa Rumos Artes Visuais do Itaú Cultural (2011-2).

Ela foi do Núcleo de Pesquisa e Curadoria do Instituto Tomie Ohtake (2011-2013), trabalhou como assistente de curadoria da 29ª Bienal de São Paulo (2009 — 2010) e, na área editorial, foi organizadora do livro Flávio de Carvalho (Azougue, 2014) e autora de Arte-veículo: intervenções na mídia de massa brasileira (Circuito e Aplicação, 2015). Há três anos atua como curadora da Pinacoteca de São Paulo. Nesse período, trabalhou em individuais de Hudinilson Jr.: Explícito (2020),  Joan Jonas: Cinco Décadas (2020/2021), Rosângela Rennó: Pequena Ecologia da Imagem (2021) e Ayrson Heráclito: Yorùbáiano (2022), além da mostra coletiva Enciclopédia Negra (2021) e dos projetos especiais de André Komatsu: Noite longa (2021) e Lais Myrrha: O condensador de futuros (2021) para o Octógono. Em 2020, também realizou Distância: uma seleção de vídeos e filmes do acervo da Pinacoteca.

“Diante dos desafios e das novas perspectivas que se apresentam para o museu, o trabalho da equipe de curadoria entrelaça cada vez mais o acervo da instituição com uma diversidade de narrativas, territórios e processos”,  comentou Ana Maria em nota da equipe de comunicação da Pinacoteca. Ela já organizava, antes de ser nomeada, uma mostra do artista Jonathas de Andrade que será aberta em setembro no edifício Pina Estação.

PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome