“Cinema é sonho” e “Teatro é cultura, e a sua atenção, vale ouro” são duas frases marcantes que lemos em um documentário curta-metragem de divulgação da Ocupação Expedycto Lyma, em cartaz desde o último dia 20 de abril até o próximo 31 de julho, no Centro de Memória do Circo (ou Museu do Palhaço), na Galeria Olido (Av. São João, 473, Centro), em São Paulo.
A primeira frase citada dá título ao projeto que está restaurando seus mais de 20 longas-metragens de ficção – o octogenário Expedito Lima, ainda na ativa, é um dos maiores realizadores em super 8 do Brasil – foram 10 títulos filmados entre 1979 e 1984. O também artista circense nasceu em Tietê em 1939 e está radicado em Tatuí, também no interior paulista.
Seus filmes eram feitos na raça: equipamentos precários, elenco amador e muita força de vontade. Invariavelmente ele era protagonista, menos por vaidade, mais por questões de orçamento. Nunca dependeu de salas oficiais de cinema para exibir seus títulos: ele mesmo circulava com o “pavilhão”, uma sala desmontável de 4x10m. Resumindo: em seus filmes, Expedito podia ser diretor, roteirista, ator, maquiador, continuísta, figurinista, editor, cameraman, projecionista, bilheteiro e o que mais pintasse. “Ninguém ganhava nada, era só gostar da coisa e participar. A gente tinha muita amizade e gostávamos de fazer cinema”, disse, em entrevista ao jornal O Progresso, de Tatuí, em 2016.
Expedito são vários: além do extenso rol de atividades já citadas, entre as artes cinematográfica e circense, foi também dono de companhia, dramaturgo e atuou como palhaço – suas alcunhas eram Alemão e Polaco. Exerceu também a profissão de marceneiro, durante uma época, para garantir seu sustento. Seu Circo Theatro do Alemão percorreu o interior de São Paulo nos anos 1970 encenando causos de amor e traição, de mocinho e bandido, escritos por ele.
A Ocupação Expedycto Lyma é organizada pelo pesquisador Felipe Abramovictz e terá, em sua programação, exibição de filmes e leitura dramática de peças. Informações no site e instagram. Confira a seguir as datas de exibição.