Aílton Graça no videoclipe-manifesto "Desgoverno"

Em ato de protesto contra os descalabros bolsonaristas, um grupo de artistas se uniu para gravar o reggae “Desgoverno”, composto pelo maranhense Zeca Baleiro e pelo paraense Joãozinho Gomes, aos moldes do antigo “Chega de Mágoa” (1985), em que a MPB dos anos 1980 protestava contra a seca no Nordeste. “Morte, luto, tristeza, noite e dia/ é preciso calar a negação”, dizem os primeiros versos da canção, que foi lançada juntamente com o ato virtual de entrega do manifesto “Artistas e Sociedade pelo Impeachment“, assinado por mais de 30 mil brasileiros, entre artistas e não-artistas.

Os cantores participantes são, por ordem de entrada, Zélia DuncanVange MillietNô StopaSimone JulianTata FernandesAndré AbujamraDani Nega, Zeca Baleiro, Andrea HortaZahy GuajajaraLetícia SabatellaChico SalemCamila Pitanga, Ellen OlériaFabiana CozzaCamila Pitanga e Dira Paes.

Os arstistas Elisa LucindaDenise Fraga, Aílton GraçaJúlia Lemmertz, Sandra Nanayna, Matheus Nachtergaele e Malu Galli aparecem em meio à canção comparando o número de mortos em episódios como o naufrágio do Titanic (1.500 mortos), os ataques ao World Trade Center e ao Pentágono estadunidenses (2.996 vítimas fatais) e a pandemia de coronavírus (539 mil mortos até 15 de julho, dia em que Desgoverno estreou) sob a liderança de Jair Bolsonaro. A essas se somam as vozes de Marco RiccaDanilo GrangheiaBárbara Paz, Luís Miranda e Gero Camilo, clamando apenas “impeachment já”.

O quarteto formado para o clipe por Nô Stopa, Simone Julian, Tata Fernandes e Vange Milliet canta à frente de uma bandeira do arco-íris e vestindo camisetas com a inscrição “viva o SUS”. O ator Luís Miranda veste o dizeres “imagine a dor, imagine a cor”, que chama atenção para o caráter também racial (e racista) da política de extermínio.

Em tempo de guerra cultural aberta pelo bolsonarismo, com os objetivos de exterminar simbólica e materialmente a cultura brasileira e fragilizar (se não propriamente matar) as classes artística e intelectual, Desgoverno não parece ter grande potencial de viralização. Mas fica como registro de artistas que exibem o rosto em protesto, no contexto de outro ramo da guerra cultural (do qual o influenciador digital Felipe Neto tem sido liderança), aquele que discute se pessoas públicas têm ou não o dever de se posicionar politicamente diante de uma situação catastrófica como a atual.

A maioria dos artistas se divide entre os que se manifestam mais timidamente que os de  “Desgoverno”, os que apoiam o bolsonarismo (e, portanto, ao auto-extermínio) e os que não se manifestam. Esse último é o caso de Marisa Monte, que acaba de lançar uma canção pedindo “Calma“, cujos versos dizem “calma/ que eu já tô pensando no futuro/ que eu já tô driblando a madrugada/ não é tudo isso, é quase nada/ tempestade em copo d’água“. Marisa é o que se costuma chamar de artista apolítico, que na verdade é politizado por adesão, como era, por exemplo, Roberto Carlos durante os anos de regime civil-militar.

E os em breve 600 mil brasileiros mortos? São quase nada ou são tudo isso que os artistas de “Desgoverno” tentam gritar?

 

PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome