A presença rarefeita e sem representatividade de negros no governo Bolsonaro tem servido para a negação das lutas afirmativas e reforçar a imagem conveniente da docilidade histórica

Por não vislumbrarem possibilidade de diálogo com o presidente da instituição, Sérgio Camargo, pediram demissão coletivamente ontem os diretores da Fundação Cultural Palmares, órgão da Secretaria Especial de Cultura do governo federal. Pediram exoneração imediata os diretores Ebnézer Maurilio Nogueira da Silva, diretor do Departamento de Promoção da Cultura Afro-brasileira; Raimundo Nonato de Souza Chaves, coordenador-geral do Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra; e Roberto Carlos Concentino Braz, coordenador-geral de gestão interna.

“A decisão extremada acontece após inúmeras tentativas de interlocução com a presidência, acerca da gestão do órgão, que envolve os compromissos acordados no ato da posse”, diz a carta de demissão. “Tivemos nossas decisões indeferidas, ignoradas e muitas vezes presenciamos pessoas que não tinham prerrogativa de voto, por não comporem a diretoria, e mesmo assim participavam de reuniões e interferiam nas decisões, causando ingerência de forma generalizada”, acusam os diretores que saíram.

Para militantes dos movimentos de afirmação afro-brasileira, a atitude dos diretores é exemplar e constitui um ato de resistência face aos desmandos do presidente da instituição. “Esses diretores da Palmares fundaram um quilombo da cultura, um foco de resistência”, afirmou o historiador Rafael dos Santos, doutor em Educação pela Universidade de São Paulo e especialista em regulação de audiovisual.

Há pouco, Sergio Camargo disse, no Twitter, que substituirá os diretores demissionários nos próximos dias e repetiu algumas baboseiras que não explicam nada, como de hábito. “A Fundação Palmares pertence ao Brasil e é mantida com recurso dos pagadores de impostos. Seu compromisso é com a satisfação do público, não dos gestores”. A Fundação Cultural Palmares não se destina à satisfação de uma plateia, como ele parece pensar. É um órgão técnico de apoio a políticas afirmativas, instituição que define estratégias para a promoção e preservação dos valores culturais, históricos, sociais e econômicos decorrentes da influência negra na formação da sociedade brasileira, um dos países com a maior população preta do mundo. Os dirigentes do governo Bolsonaro, especialmente da área cultural, têm por regra não falar com a imprensa, que passam o tempo a demonizar – na verdade, também não costumam falar com ninguém da sociedade, comunicam-se entre eles mesmos.

PUBLICIDADE

20 COMENTÁRIOS

  1. “A Fundação Palmares pertence ao Brasil e é mantida com recurso dos pagadores de impostos. Seu compromisso é com a satisfação do público, não dos gestores”
    Palmas p o Sérgio.

  2. Boa noite senhores diretores, Ebnezer ,e Raimundo ,sou o José Reginaldo Ferreira de Moura, mais conhecido como ( mestre Fumaça) sou do Estado do Tocantins ,sou negro quilombola , nascido nós sertões de Arraias Tocantins,sou militar aposentado da polícia militar do Estado do Tocantins, e sou fundador presidente da associação cultural chapada dos negros,militante desde 1984 ,criei a associação cultural chapada dos negros, com o objetivo de lutar pelo tambamento cultura da chapada dos negros, já que por lá foram , escravizados mais de 16.000,00 mil negros ,torturados e forçados tua trabalhar na mineração,cana de açúcar e na pecuária. Esse trabalho tem um sentido histórico muito forte no município,no estado e no federal, com tudo isso quero expressar minha idgnacao a este presidente que cauziona vergonha a nação brasileira em particular aos negros que sempre lutaram pelo nosso grande legado e a nossa valorização como descendentes dos quilombolas deste grande Brasil, sempre fiz encontros estaduais de capoeira sempre na data 20 de novembro desde 1984, e hj consigamos que neste dia , aqui em nossa cidade é feriado municipal, conquista do nosso trabalho,somos ponto de cultura reconhecimento do governo federal da época, como militante me sinto traído ,pelas ações deste presidente desta fundação Palmares, fundação está que merece todo respeito da nossa comunidade Negra e agora em mãos erradas. Me coloco a disposição para ajudar na mudança deste presidente. Forte abraço irmãos. Oxalá que nos proteja e o divino pai eterno.

  3. Demoraram para sair!
    É vergonhoso, especialmente que servidores efetivos, concordem e se submetam a desmandos não só administrativos, mas especialmente ingerências políticas e desmonte de políticas públicas estruturantes.

    Seria de se esperar um movimento de pedido coletivo de exoneração de servidores efetivos nos cargos comissionados da Palmares, Ancine, Iphan, Casa de Rui Barbosa e órgãos da Secretaria Especial da Cultura, os mais afetados. Isso no mínimo, pois a Biblioteca Nacional, Ibram e a Funarte também passam por isso.

    Sei que é utopia, que as pessoas são apagadas DEMAIS aos cargos e seus adicionais; que é fácil bancar de eleitor do PSOL ou #forabolsonaro nas redes sociais ou na mesa de bar e se manter em cargos como se não tivesse em nada a ver com isso. Mas peço que essas pessoas tenham um mínimo de consciência e vergonha na cara. Não me venham com papo de “dever de ofício”, “se sairmos quem vai cuidar disso?”. Vocês não vão sair; continuarão como efetivos. Façam da sua estabilidade a sua barricada e a guerrilha. Usem os meios legais. Denunciem. Resistam. Sejam cidadãos dignos e não meros lacaios e lacaias. Não entrem para a história com cúmplices e vendidos. Lembrem-se de Nuremberg.

    Em alguns órgãos, como na Ancine, vemos situações tetricas denunciadas aqui no Farofafa de diretores que são servidores sendo processados por terem presumivelmente paralisado a agência; vemos também a agência sendo processada junto com Osmar Terra por ter supostamente cancelado edital LGBT; ou rodízio de indicados para se segurar nos cargos. Que coisa pavorosa.

    Sigam o exemplo do pessoal da Palmares. Mostrem dignidade. Ou assumam publicamente que são Bolsonaristas, que concordam com o governo. De preferência, não usem máscara, não se vacineme circulem entre vocês, de preferência abraçando o Bolsonaro a cada variante que ele contrair. Que tal? Se assumam coerentes. Não se escondam e não sejam apoiadores do governo quando chega o holerite e opositores em casa ou no bar. Tenham dignidade.

  4. Só há uma saída concreta para esta violência inominável : Fora Bolsonaro genocida , Mourão , Guedes e caterva . Somos mais de 50 % da população , vamos fazer uma Unidade Negra para lotarmos praças , ruas a Esplanada , ascendentemente . A começar com nossa infíma população ja vacinada , ao levante com rigor de proteção , tomar , ocupar, praças , ruas de todo Brasil , até a Esplanada , ,sede do governo central , Congresso .Fazer unidade desde as entidades do Movimento Negro já . Todo povo dos terreiros , Capoeira , ” Negritude em levante ” , conclamando participação de todas / os que lutam contra o racismo .Comecemos bombar denuncia e chamadas em todas as redes . Podemos começar com a unidade de toda representação negra do DF , Goiás e proximidades . Chamemos para um levante , pois já está demonstrado cabalmente que essa violência inominável é
    comandada pelo sociopataa ( Des ) Presidente e sua ” tropa ” da Destrutividade humana . Vamos bombar na rede , vamos articular uma perspectiva de unidade negra já ! OCUPAR BRASILIA E TODAS CIDADES em um levante negro para retirada de um chefe de nação rigorosamente racista , negacionista e e destruidor das políticas sociais , rigorosamente para trucidar com a população remediada e pobre do nosso país . Podemos fazer uma Comissão articuladora desde Brasília ? Fazer uma articulação de entidades já ! Sou do GT de políticas de classe , questões étnico _ raciais , Gênero e Diversidade Sexual do ANDES _ SINDICATO NACIONAL E ASSOCIACÃO DE DOCENTES da UFMT . Vamos reagir !

  5. Sou / somos filiados a CSP _ CONLUTAS _Central Sindical e Popular , que tem o Setorial de Negros e Negras , nosso esforço e ter uma pauta de princípios para uma ação unitária nos pressupostos de independência da classe trabalhadora . Esta agenda , contida com expressão nos marcos da negritude , eé cara para nossa Central .

  6. Deplorável o que se tornou a FCP para nós negros. Não representa o interesse da promoção do povo e da cultura negra. É apenas um cabide de emprego. E pior de retrocesso para os ideais do povo negro.

  7. Parabéns a quem retirou-se , demonstra DIGNIDADE.Sou negra e não concordo em ter um representante que declara não existir racismo no Brasil ,isso torna a nossa luta cada vez mais difícil , pois quem deveria nós apoiar usa os recursos públicos do povo, para não trabalhar , só falar bobagens .Sendo assim é um desperdício pagar a este cidadão para destruir o que restou de nossa história.

  8. Os(as) pretos(as), os(as) indígenas, os(as) pardos(as), os gays, as lésbicas, os transexuais, os travestis, as mulheres e todos aqueles que não estão arrolados na categoria do “patriarcado hetero pseudo-branco” que gosta posar de arminha, precisam fazer um levante contra esse desgoverno.

    Não somos pauta deste governo. A pauta deste governo é destruir, aniquilar, desmatar, extinguir.

    A nossa pauta é viver, transcender, evoluir.

    Se você não faz parte do “patriarcado hetero pseudo-branco” e é servidor(a), se levante! Peça exoneração, se some à resistência. Denúncia os desmandos. Ocupe. Se manifeste. Venha para a luta.

    Você branco/branca, com consciência social, se revolte, se some à luta, se exonere.

    Sim, você que trabalha na Palmares, Casa de Ruy, IPHAN, IBRAM, ANCINE, Biblioteca Nacional, CTAV, Secretaria da Cultura, dos Museus, FUNARTE… se levante! Peça exoneração do cargo comissionado. Você é um(a) operário(a) da Cultura e não um serviçal do desmonte.

    Ou então assuma de vez quem você apoia. Assuma de vez seu apego e dependência ao Bolsonarismo e vote “com gosto” no Capetão em 2022 para defender seu carguinho de amanuense. Não seja hipócrita de votar escondido e envergonhado no Bolsonaro e depois ir para as redes sociais dizer que voltou nos candidatos da esquerda e postar tudes/tudex… Seja quem você é, mas não um(a) hipócrita. Assuma que seu adesismo tem preço e vem todo mês na conta como função comissionada. É que você gosta disso. Precisa disso como um droga na sua veia apodrecida, tal e qual um capitão do mato.

    Não pense que será como foi nos anos 60, 70…nos quais os adesistas não foram reconhecidos depois. Agora, com a publicação digital do Diário Oficial, de todas as nomeações, é fácil manter a memória de quem assumiu cargos com gosto nesse governo e quem, ao revés, se exonerou a pedido ou foi exonerado a fórceps. Ficaram os rastros e registros de quem se omitiu, de quem aderiu e de quem protestou, lutou. A marca da infâmia estará gravada na sua testa.

    A história, a memória e a transparência cobrarão a conta do desmonte, da crise, do negacionismo, do terraplanismo, do deboche com as mortes de centenas de milhares de brasileiros e brasileiras. E sim, senhor e senhora omissa, isentao ou adesista envergonhado, você também será chamado para pagar essa conta.

    Acorde enquanto existe algum resquício de dignidade e proteste, lute, se revolte.

  9. Se nós Negros/Pretos estamos aqui porque uma invasão de pessoas sem cor resolvel explorar outro seres humanos. A propria crença de um deus justo e amoroso, permitiu tal atrocidade.
    Estes indivíduos que estão na gestão pública são fanfarrões, não tem compromisdo com o Brasil e nem com a humanidade brasileira.
    Lembrando: Nós negros/Pretos tivemos nossos Ancestrais escravizados, tirados de seu país/morada para serem explorados pelos sem cor. Ao serem “jogados fora”, os sem cor não os devolveu ao lugar de onde foi tirado.
    Hoje nós somos moradores, (negras/negros Pretos/Pretas), e o povo que estão nestas terras agora são brasileiros e por tal temos o nosso direito.
    O NEGRO NÃO PEDIU PARA VIR NESTA TERRA DE EXPLORAÇÃO, FORAM ESCRAVIZADOS!

  10. Servidor público não pode ter medo. Servidor público tem que capacidade de entender a missão do órgão que faz parte, princípios constitucionais que regem as políticas públicas de competência daquela unidade. Os/as trabalhadores da Cultura precisam se rebelar contra os desmandos, desmonte e desvios de finalidade. Precisam ter coragem para denunciar os assédios anos à luta!

    SAIU NA FOLHA DE SÃO PAULO:

    Presidente da Palmares é investigado por assédio moral pelo Ministério Público do Trabalho

    Sérgio Camargo entrou na mira do MPT por suposta perseguição ideológica a servidores

    O presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, está sendo investigado por suspeita de assédio moral contra funcionários. O inquérito foi aberto pelo MPT (Ministério Público do Trabalho) no Distrito Federal.
    O procurador vai ouvir mais de uma dezena de pessoas para saber detalhes do que está ocorrendo no órgão. A apuração, que está em sigilo, foi aberta após o MPT receber denúncias sobre suposta perseguição ideológica por “opiniões e posições políticas” diversas das de Camargo.

    A investigação ficou por semanas paralisada por causa da fundação.

    Segundo o Ministério Público do Trabalho, o órgão estava se recusando a enviar as informações exigidas no inquérito. O MPT teve que ir à Justiça cobrar os dados solicitados.

    Entre os pedidos, o procurador do caso quis acesso a contatos e lotação de servidores da fundação e a lista daqueles que se desligaram em 2020.

    Ao pedir os dados, o Ministério Público afirma que a apuração é necessária porque os fatos denunciados são graves e violam a Constituição Federal.

    O objetivo da investigação seria “aferir a veracidade e a extensão da lesão denunciada”.

    No questionário dirigido aos servidores, o MPT faz perguntas gerais sobre funções desempenhadas na fundação, relação com o chefe e, em especial, sobre uma reunião em que Camargo teria chamado o movimento negro de “escória maldita”.

    O áudio da reunião foi publicado pelo jornal O Estado de S.Paulo.

    Sobre a reunião, o procurador questiona qual foi a reação das pessoas com a fala do presidente e se houve perseguição “de negros ou esquerdistas” na fundação após o encontro.

    Procurada, a Fundação Palmares não respondeu até a publicação da reportagem.

    https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painel/2021/03/presidente-da-palmares-e-investigado-por-assedio-moral-pelo-ministerio-publico-do-trabalho.shtml

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome