Antônio Abujamra
Itaú Culltural tem programação com Antônio Abujamra - Foto Divulgação

O Itaú Cultural retoma as atividades das artes cênicas, em 2021, com uma programação online em homenagem ao provocador e irrequieto dramaturgo, diretor, ator e apresentador de TV  Antônio Abujamra (1932-2015), o Abu. De 18 a 28 de fevereiro, de quinta-feira a domingo, o evento reúne artistas e pensadores para falarem sobre um dos principais nomes do teatro no Brasil. Serão conversas, encenações, leituras de textos e show de música.

Abujamra, um dos diretores que introduziram o método brechtiano nos palcos brasileiros, dirigiu mais de 80 peças, nenhuma com subsídios governamentais. Com uma carreira iniciada em 1950, período em que estagiou na mítica companhia fundada por Bertolt Brecht, Abu trafegava com desenvoltura em obras de crítica social. Foi eclético ao dirigir montagens de autores tão diversos como Dias Gomes, Nelson Rodrigues, Ariano Suassuna, Plínio Marcos, Sófocles, Molière, Máximo Gorki, Jean Genet, Eugène Ionesco, Dario Fo e Tennessee Williams.

A programação especial do Itaú Cultural começa com a estreia da peça O Veneno do Teatro, com interpretação de Elias Andreato, nos dias 20 e 21, às 20 horas. Autobiográfica, a montagem foi levada aos palcos pela primeira vez por Abu em 1996.  Nesta nova versão, o roteiro e direção é de Márcia Abujamra, sobrinha do dramaturgo, que também é responsável por todo o evento.

Em 1991, Abujamra fundou a Cia Os Fodidos Privilegiados, no Rio de Janeiro. A companhia fará uma leitura nos dias 26 e 27 de fevereiro de Um outro Hamlet, versão adaptada por Abu e que antecede a comemoração dos 30 anos da companhia com nova montagem a caminho de Hamleto. No dia 28, o filho caçula André Abujamra apresenta um show musical em tributo ao pai.

Antônio Abujamra, a Voz do Provocador. De 18 a 21 e de 25 a 28 de fevereiro, em itaucultural.org.br.

 

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome