A Agência Nacional de Cinema segue fustigando uma das maiores produtoras de cinema do País, a Diler & Associados. Após rejeitar as contas da comédia Coisa de Mulher, de 16 anos atrás, agora negou a aprovação das contas do filme A Máquina, de 2006, dirigido pelo diretor pernambucano João Falcão.

A Máquina é originalmente um livro escrito por Adriana Falcão, mulher do diretor, que adaptou e dirigiu o texto em 2005 para uma peça teatral. O espetáculo cênico virou um culto na época e projetou dois dos maiores talentos do País nas últimas décadas, os atores Lázaro Ramos e Wagner Moura. Na transposição para o cinema, com os atores Gustavo Falcão e Mariana Ximenes, a história viveu um novo êxito.

A Ancine notificou o sócio Geraldo Silva, da Diler & Associados, para devolver em 30 dias todo o recurso utilizado no filme com acréscimo de 50%, dando-lhe a possibilidade do parcelamento, e instaurou Tomada de Contas Especial. Outra produtora notificada hoje foi a MKT Mídia, do projeto Non Ducor Duco.

Como já foi decidido pelo STF, não há prestações de contas que perdurem indefinidamente, isso causa insegurança jurídica e constituiu uma ilegalidade. A Ancine não se atém a essa decisão e segue causando problemas a produtoras, declarando inadimplência de projetos já realizados, exibidos e cujo desempenho de mercado cumpre inteiramente as proposições do fomento ao audiovisual.

PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome