A era dos dados, série da Netflix
A era dos dados

A Era dos Dados, nova série documental da Netflix, trata do conhecimento, da ciência e da informação, artigos ignorados pela parcela bolsonarista do País. O jornalista científico Latif Nasser investiga em seis episódios os modos surpreendentes e intrincados pelos quais nos conectamos uns com os outros, no mundo todo. É na bancada e nos estudos de campo dos cientistas que podem estar as respostas que tanto procuramos.

A longa migração de pássaros está sendo estudada por ser um bom indicador da temporada de furacões. Na luta contra as superbactérias, a resposta pode estar no nosso cocô diário. Do Deserto do Saara vem a poeira que cria a fertilidade para o solo pobre da Amazônia. Alguns números, curiosamente, são mais usados do que outros, e há uma lei matemática que explica tudo isso e ajuda o Fisco de muitos países a combaterem a sonegação fiscal. Foi graças à meteorologia, inventada no século 19, que temos hoje a computação em nuvem.

À semelhança de outros programas, A Era dos Dados se ancora na curiosidade intrínseca do apresentador, que é PhD em história da ciência pela Universidade Harvard. Em sua jornada pelo conhecimento, o divertido Nasser revela como a conexão digital tem elevado a um outro patamar as descobertas científicas. A série não deixa de questionar o mundo cada vez mais vigiado e controlado remotamente. É surpreendente saber que um simples aplicativo de paquera é capaz de reunir 800 páginas de dados de uma única pessoa, sem que ela tenha a menor ideia de que isso esteja acontecendo. Poderíamos morrer sem essa informação, mas saber dela nos ajuda a ser mais críticos, outro artigo em falta para os bolsonaristas.

A Era dos Dados. Com Latif Nasser. Na Netflix.

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome