Cena de McMillion$, documentário sobre a fraude no McDonald’s
McMillion$ é um documentário em seis capítulos na HBO que revela os personagens por trás da fraude do Monopólio, jogo de tabuleiro McDonald’s. Foto: Daniel Boczarski

Em 1987, a rede McDonald’s associou a sua marca com a do jogo de tabuleiro Monopólio, a versão original do Banco Imobiliário. A promoção, feita nos Estados Unidos, rendia refrigerantes, batatas-fritas, hambúrgueres e até 1 milhão de dólares a quem achasse peças premiadas nas embalagens. Enquanto a gigante de fast food engordava seu faturamento com o aumento das vendas, algumas dezenas de pessoas se tornavam ricas. Mas por trás desse sucesso estrondoso houve uma fraude milionária só há pouco descoberta.

Um documentário em seis capítulos na HBO revela os personagens por trás dessa fraude. Quando a história veio à tona em 2008, a partir de uma reportagem do site The Daily Beast, parecia um roteiro pronto. Um ex-policial frustrado, segurança da empresa Simon Marketing, roubava as peças tão logo elas eram impressas. Ao perceber a dimensão do crime, recorreu à máfia italiana nos Estados Unidos para lavar esse dinheiro. Os prêmios eram distribuídos a laranjas, pessoas com alguma relação entre si, algumas delas parentes do segurança ou de mafiosos.

No documentário, em cada capítulo é apresentado um novo personagem ou uma nova trama, tornando o desfecho imprevisível para quem não leu a reportagem original. O tom chega a ser satírico, não só pelos bem-humorados agentes do FBI que participaram da caçada, mas pela forma inusitada do roubo. É difícil imaginar que a McDonald’s acreditava ter encontrado a fórmula perfeita de um McJogo Feliz, mas na verdade estava sendo vítima de uma armação milionária.

McMillion$. Documentário de James Lee Hernandez e Brian Lazarte. Na HBO. 
PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome