Cia Dos à Deux se apresenta na Caixa Cultural do Rio
Cia Dos à Deux se apresenta na Caixa Cultural do Rio - Foto Renato Mangolin

O teatro gestual requer uma cumplicidade entre atores e plateia alguns graus acima do normal. Em uma peça de absoluta ausência oral, de diálogos e de falas, essa exigência se multiplica. O corpo no palco se movimenta, gesticula, exprime, comunica. Ele é a própria linguagem. A Cia Dos à Deux é um dos grupos mais consistentes desse gênero, e celebra, no Centro Cultural Caixa no Rio, suas mais de duas décadas com a apresentação de duas peças de seu longo repertório.

Irmãos de sangue investiga os laços fraternos, as memórias e os conflitos que marcam a convivência familiar. Vencedora do Prêmio Shell 2014 nas categorias cenário e ator, a montagem leva ao palco três irmãos e sua mãe. Já a peça Aux pieds de la lettre é uma tragicomédia que surgiu a partir de uma imersão dos atores Artur Luanda Ribeiro e André Curti em um hospital psiquiátrico de Paris. Premiado internacionalmente, o espetáculo brinca com as situações dessa unidade de saúde, flertando com o burlesco e o absurdo.

Além de atores, Artur e André são coreógrafos e diretores teatrais. Eles se conheceram em um festival em Paris, em 1997, e um ano depois fundaram a companhia que hoje possui dez espetáculos. Radicada na França há quase duas décadas, de onde já percorreu mais de 50 países e soma mais de 1.500 apresentações, a Cia Dos à Deux montou uma segunda sede no bairro da Glória, no Rio de Janeiro, há seis anos.  Sem palavras ou verbos, eles expressam com inteligência o que muitos de nós queremos botar para fora. 

Dos à Deux em Repertório. No Teatro da Caixa Nelson Rodrigues (Av. República do Chile, 230). Espetáculo “Aux pieds de la lettre”, até 8 de dezembro, às 19 horas; oficina “O corpo poético”, 7 e 8 de dezembro, das 13 às 17h (Inscrições gratuitas pelo e-mail [email protected]) e espetáculo “Irmãos de sangue”, de 11 a 22 de dezembro de 2019 (quarta-feira a domingo), às 19 horas. Ingressos a 40 reais.
PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome