Foto de Guilherme Gaensly
Multidão cerca o primeiro bonde a circular em São Paulo, em 1900, durante a inauguração da linha Barra Funda-São Bento, ao longo da Alameda Barão de Limeira (no trecho em frente à antiga Casa de Carros).

São Paulo se reencontra a partir deste sábado, 19, às 10 horas, com um dos seus primeiros fotógrafos, Guilherme Gaensly (1843-1928), importante profissional de origem suíça que retratou a emergência de duas metrópoles brasileiras em sua transição industrial: Salvador e São Paulo. Trata-se da exposição São Paulo pelas lentes de Gaensly, com algumas de suas principais fotos. Além da mostra, neste mesmo sábado, às 11 horas, haverá uma visita guiada com a presença de Maria Fernanda Mendes e Danieli Giovanini, curadoras da mostra.

Gaensly chegou da Suíça à Bahia com 5 anos de idade, tornou-se discípulo de Alberto Henschel e trabalhou na capital baiana nos idos de 1860, convertendo-se num dos mais ativos autores de cartões-postais da capital paulista, entre 1895 e 1925. Gaensly nasceu em Welhausen, na Suíça, e emigrou com a família para o Brasil em 1848. Morreu em 1928, aos 85 anos, na capital paulista, e suas fotografias documentam essas duas cidades em crescimento desordenado, gente procurando espaço, paisagem sendo modificada, movimento já frenético.

Em 1882, o estúdio de Gaensly em Salvador ganhou como sócio seu cunhado, Rodolpho Lindemann. Em 1894, a empresa Gaensly & Lindemann abriu uma filial em São Paulo e seu sócio mais famoso mudou de cidade, já com mais de 50 anos, embarcou para começar vida nova na maior metrópole da América Latina, legando uma visão arguta do futuro da cidade.

Gaensly passou a se dedicar ao registro de paisagens urbanas, produzindo importantes registros da cidade que eram vendidos como fotos em papel albuminado e colotipias impressas na Suíça, comercializadas em álbuns. Sua série sobre a chegada dos imigrantes italianos ao porto de Santos e à cidade de São Paulo é admirável. Em 1899, foi contratado como fotógrafo oficial pela The São Paulo Railway, Light and Power Company, função na qual permaneceria até 1925, três anos antes de sua morte.

Na mostra São Paulo pelas lentes de Gaensly, além do material fotográfico, o público poderá conhecer um de seus equipamentos, a câmera de Grande Formato 5X7, modelo similar ao que o pioneiro utilizou.

 

SÃO PAULO PELAS LENTES DE GAENSLY. Museu da Energia de São Paulo (Alameda Nothman, 184, Campos Elíseos). De 19, sábado, às 10 horas, até 28 de março de 2020. Grátis
PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome