Em outubro e novembro, a Cia LaMínima percorre bairros da periferia de São Paulo a bordo de um ônibus. Diferente dos coletivos que levam e trazem passageiros, o “ônibus palco” vai levar espetáculos aonde o público está – e vive. Companhia com largo repertório das artes circenses, a LaMínima apresentará esquetes, com muito humor e acrobacias, aproveitando-se da estrutura do veículo adaptado. Suas janelas podem virar balcões, o palco se projeta do interior do ônibus, que é uma coxia improvisada.
As apresentações, gratuitas, acontecem em dez espaços públicos, de escolas e centros e fábricas de cultura a um campo de futebol. Elas fazem parte do projeto “Palhaços nas Ruas”, realizado pela Prefeitura paulistana em parceria com a ONG Palhaços sem Fronteiras. A ONG atua no Brasil desde 2016, com foco no acolhimento de refugiados de zonas de conflito, desastres ecológicos ou vulnerabilidade social.
A trupe LaMínima, fundada em 1997, ficou bastante conhecida pela dupla de palhaços Fernando Sampaio e Domingos Montagner, que morreu afogado durante as gravações da novela Velho Chico, da TV Globo. Os dois se conheceram em 1989, na Circo Escola Picadeiro.
No Teatro Vivo, a LaMínima está em cartaz com o espetáculo Ordinários, um espetáculo cômico em que três soldados atrapalhados (vividos por Fernando Paz, Fernando Sampaio e Filipe Bregantim) são encarregados de invadir um território inimigo para resgatar um comandante.