O Clowns de Shakespeare vai apresentar, neste sábado 14 de setembro, Abrazo, a peça que foi cancelada pela Caixa Cultural Recife de forma unilateral e abrupta no último dia 7 de setembro como mais um exemplo do crescente cerco à cultura no País. O espetáculo acontecerá no Teatro Apolo, mas a concentração começa às 15 horas, na Praça do Arsenal, na capital pernambucana. Será um ato de resistência e protesto contra a censura dos artistas, que prometem estar de camisetas brancas.

A Caixa Cultural Recife alegou que o Clowns de Shakespeare violou o inciso VII da Cláusula Quarta do contrato ao não “zelar pela boa imagem dos patrocinadores, não fazendo referências públicas de caráter negativo ou pejorativo”.  Na justificativa do patrocinador, isso teria ocorrido no bate-papo após a primeira sessão de Abrazo.

Na quinta, 12/9, a companhia entrou na Justiça contra a Caixa Cultural Recife.i Nesse intervalo, grupos, movimentos sociais, artistas e da população em geral aderiram aos movimentos Batendo o Texto na Coxia e Virada Cultural do Teatro Parque, que conseguiram que Abrazo fosse apresentado no Teatro Apolo.

“Acreditamos que fecharemos a primeira etapa dessa jornada tão intensa, difícil, mas ao mesmo tempo repleta de suporte e carinho de tanta gente, novos e antigos parceiros, instituições e pessoas que acreditam nos mesmos princípios que nós, e que lutam por um país livre e democrático”, afirmou, em nota, um dos fundadores do Clowns, Fernando Yamamoto.

 

PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome