Foto: Thercles Silva - divulgação

Hóspede da Natureza (Natura Musical, ouça e baixe aqui), sétimo título da discografia de Cátia de França, já é um dos grandes discos do ano e poderia ser considerado como tal “apenas” pelo fato de tratar-se da volta da compositora paraibana à cena, mas é bem mais que isso: sua força poética e melódica mantém-se intacta, quase 40 anos após a estreia com 20 Palavras ao Redor do Sol.

Com ecos líricos e melódicos de Bob Dylan e James Taylor, a faixa-título, que abre o disco, é baseada em trechos de Walden ou A vida nos bosques, livro de 1847 de Henry D. Thoreau, mantendo a sintonia literária da música de Cátia de França, cuja obra dialoga desde sempre com nomes como Guimarães Rosa, Manoel de Barros, João Cabral de Melo Neto e Marconi Notaro. A primeira faixa fala ao mesmo tempo de esperança – “toda criança reinaugura o mundo” – e de descrença – “os homens e seus ternos limpos/ seus casacos sem remendos/ sua consciência nunca está tranquila/ na verdade existem poucos homens/ e uma infinidade de calças e paletós”.

Foto: Thercles Silva - divulgação
Cátia da Paraíba em ação. Foto: Thercles Silva – divulgação

“Minha Vida É uma Rede”, a faixa seguinte, é inspirada em frases de para-choques de caminhão, revelando o olhar atento de cantadora das coisas do mundo da artista, menos conhecida que conterrâneos como Zé Ramalho, Elba Ramalho, Jackson do Pandeiro, Sivuca, Geraldo Vandré e Chico César, entre outros.

“Lagarto ao Sol”, mesmo com o “erro” na pronúncia do nome do réptil, parece tecer uma crítica ao individualismo nosso de cada dia: “Acorda, a plateia quer mesmo é que você caia/ e depois, tome vaia, a arena é a mesma, rugem os leões”. O disco foi lançado um pouco antes, mas a música de Cátia de França bem poderia traduzir também a sessão no Senado Federal que decidiu pelo impeachment da presidenta Dilma Rousseff, ao menos neste trecho.

Com um jeito todo particular para falar de sexo, vide a belíssima “Coito das Araras” de seu disco de estreia, “Geração” volta ao tema: “O inseto pólen, a transa, é você na estrada/ fecundando nosso ninho”. “Gaivota” segue a trilha de amor e desejo: “Me pegou de jeito, você raio de luz/ (…) desejo em mim, estou tão feliz”. É também a primeira de três faixas marcadas por toques, ora mais sutis, ora mais escancarados, consagrados a divindades de religiões de matriz africana. Aqui o Toque Aguerê de Oxossi; em “Luvana” o Toque Ilu de Iansã, e em “Trator/ As Águas Que brotaram dos Meus Óio” o Toque Opanijé de Obaluaiê.

“Pra Doer”, com letra de Júlio Sortica, é o apego desesperado, nem que seja pela dor da lembrança, de quem vê um relacionamento se esvaindo. “Deixe alguma coisa sua ao sair/ algo que não corte/ mas que doa ao lembrar”, agarra-se desesperadamente o/a protagonista.

A dor não cabe em apenas uma faixa e “Evidências”, com letra de Mônica Dantas, segue a trilha de fim de relacionamento. “E eu sem querer já sei que o nosso amor/ está rendido à luz das evidências/ e tanta essência o ar não segurou”, entrega-se.

“Tramas da Cidade” traduz os problemas comuns aos grandes centros urbanos do país. O texto de Cátia de França distancia-se, no entanto, do noticiário cotidiano, e mesmo questões urbanas graves como violência e poluição são encaradas sob o prisma por demais poético da paraibana, que canta e toca violão na faixa, acompanhada apenas pela guitarra de Walter Villaça. Não deixa de ser, também, uma canção de amor: “E se um dia aparece a pessoa certa/ eu fotografo na retina no meu doido descontrole”, promete, depois de revelar que “com prazer o hálito da chaminé/ polui o ar, polui você” e noticiar que “um assaltante roubou o riso/ de uma criança e sumiu na multidão”.

O par formado por “Rua do Ouvidor”, em que sua voz e violão são acompanhados apenas pelos sopros de Marcelo Bernardes, e “Rio Capibaribe” traz à cena paisagens caras a Cátia de França, respectivamente no Rio de Janeiro (RJ) e no Recife (PE) – ambas as cidades integram a turnê de lançamento de Hóspede da Natureza, que passará ainda por João Pessoa (PB), Vitória (ES) e São Paulo (SP).

“Luvana”, única faixa instrumental do disco, traz vocalises de Cátia de França e o crescendo percussivo lembra, de longe, em determinados momentos, “Kukukaya (Jogo da Asa da Bruxa)“, talvez sua música mais conhecida, gravada por nomes como Elba Ramalho e Xangai.

“Debaixo da Tamarineira/ Ô, Mateu” reverencia o bumba meu boi. Está aí um dos versos mais bonitos do disco, “meu amor quando me olha com brilho de faca nova”, e não deixo de pensar no diálogo com “Rosa Maria”, que “tinha faca de ponta nos olhos”, da lavra do maranhense Josias Sobrinho.

Cátia no show de lançamento de “Hóspede da natureza” no Teatro Santa Isabel, no Recife (PE). Foto: Ademar Filho - divulgação
Cátia no show de lançamento de “Hóspede da natureza” no Teatro Santa Isabel, no Recife (PE). Foto: Ademar Filho – divulgação

Cátia de França faz soar um sino e é acompanhada apenas do tambor alegre de Mariana Bernardes (filha de Marcelo) em “Trator/ As Águas Que Correram dos Meus Óio”, em que reúne a alegria e o espanto diante do belo, o infelizmente hoje raro chorar de emoção, diante dum mundo cada vez mais embrutecido. Ela celebra, “chegando enfim, chegou o meu tesouro”, talvez fazendo uma autorreferência sobre este disco, tesouro que nos entrega, com certo atraso. Hóspede da Natureza foi gravado entre 2005 e 2006, antes de seu antecessor, No Bagaço da Cana – Um Brasil Adormecido, de 2012. Nunca é tarde para este transbordamento de beleza, e ela presta reverência: “As águas que correram dos meus óio/ dos tambores do Mestre Beleza”.

Aqui e ali se ouvem “sons de floresta, chuva e pio de inhambu”, como registra a ficha técnica. O fecho é sublime: em “Grandezas Pantaneiras” Cátia de França volta ao universo particularíssimo de Manoel de Barros e seu olhar poético inusitado. Para contrariar a frase final, “de repente faz um silêncio pelo capinzal”, só resta apertar novamente o play e contemplar tudo de novo.

catia_capa_digipack_square

Cátia de França (voz, violão, percussão) divide os arranjos de base do disco com Rodrigo Garcia (violão, teclado, percussão, contrabaixo, viola) e acercou-se de nomes como Walter Villaça (guitarra) e Lan Lan (percussão), músicos que trabalharam com Cássia Eller, além do veterano Marcelo Bernardes (flauta, flautim, sax, clarinete), da banda de Chico Buarque. Também comparecem Durval Pereira (percussão), Matias Corrêa (contrabaixo acústico em “Evidências”), Luiz Otávio (piano em “Evidências”), Alex Merlino (bateria em “Pra Doer” e na faixa-título), Arthus Fochi (violões em “Lagarto ao Sol”) e Jander Ribeiro (viola caipira elétrica), entre outros.

Através de uma rede social, Cátia de França concedeu uma breve entrevista.

Zema Ribeiro: Hóspede da Natureza é seu sétimo disco de carreira, mas poderia ser o sexto, já que foi gravado antes de No Bagaço da Cana, que acabou sendo lançado na frente. O que explica esse, digamos, desvio de percurso?

Cátia de França: No Bagaço da Cana saiu na frente através do FIC, apoio cultural da Paraíba. Aquela safra (de composições) era de 1975. Só veio à tona em 2012. Parece que gosto da maturação. Tem que sair na hora certa. Com as pessoas indicadas. Dar possibilidade de pagar uma orquestra como a Camerata Arte Mulher. Uma orquestra feminina. Tinha que ter financiamento. O Hóspede saiu através da Natura, que criou o alicerce à altura.

ZR: Parte da banda que toca em Hóspede da Natureza acompanhou a carreira de Cássia Eller. Como é sua relação com músicos mais novos? O que você acha/va do trabalho de Cássia Eller e o que achou do trabalho deles em sua obra? Como foi este contato?

CF: O distrito onde estou aqui na serra, próximo ao Rio de Janeiro, já era rota dos músicos (Hóspede da Natureza foi gravado entre dezembro de 2005 e fevereiro de 2006 no Estúdio Luperan, em São Pedro da Serra, Nova Friburgo). A própria Cássia andou aqui na época que eu ainda não residia em definitivo em São Pedro da Serra. A cidade a homenageou dando a uma montanha o nome dela. Quem facilitou a adesão dos músicos para tocar no Hóspede foi o produtor do CD, Rodrigo Garcia. Ele tocou com ela na fase espanholada [(nos discos Dez de Dezembro (póstumo, 2002), Com Você… Meu Mundo Ficaria Completo (1999) e Veneno Vivo (1998)], na escola do (falecido cantor espanhol) Camarón de la Isla. Além dele, parte da banda, ou seja, Lan Lan, fantástica percussão, e Walter Villaça, guitarra, e sua economia magistral nas notas, os solos precisos. O embrião do Hóspede se deu num clima mágico: estúdio caseiro, no meio de uma floresta, em plena serra. Havia até um rio próximo do local. Estávamos longe do conturbado centro urbano. Músicos novos, como reajo perante eles? Quando escolho a formação de uma banda não levo em conta se é novo ou velho. O que me interessa é se eles respondem o rojão de um maracatu, de um coco. De um rock à sutileza de um blue. Inclusive na formação atual da banda o mais velho é o rapaz dos sopros, Marcelo Bernardes, deve ter uns 50 e poucos. O restante está na faixa dos 30. Meu diretor musical e baixista também. O que é que eu achava da Cássia Eller? Achava não: eu acho. O legado dela é eterno. A lacuna na MPB jamais será preenchida. O trono feminino do rock está vazio. Quem hoje fará no palco o que ela fez?

ZR: “Debaixo da Tamarineira/ Ô, Mateu” traz o bumba meu boi. Qual a sua relação com o Maranhão e o que conhece da música daqui?

CF: Maranhão. Meu envolvimento com o Maranhão ocorreu quando fui aí pela primeira vez, com a peça A Peleja de Lampião, do Teatro Cordel, em 1975 ou 1976, com direção de Luiz Mendonça e o elenco trazendo Elba Ramalho, Tonico Pereira, José Dumont, Tânia Alves. A direção musical quem fazia era eu, além de tocar violão, sanfona e percussão. Agora o que me impressiona é a força mística. O espiritismo em certas regiões daí, orixás, caboclos, pretos velhos. Musicalmente não dá para ouvir sentada. O reggae. Agora as festas populares. O povo nas ruas. Vi uns documentários por aqui… para que viajar, se a gente tem um mundo com seus mestres dentro desse Brasil? Me dê licença, mas eu vou ver de perto, de bem perto esse Maranhão.

 

(Texto publicado originalmente no blog maranhense Homem de Vícios Antigos, de Zema Ribeiro.)

PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome