Em reação à instauração da Comissão da Verdade pela presidenta Dilma Rousseff na manhã de hoje, a twittosfera criou a hashtag #QueremosSaber, de apoio entusiasmado à apuração dos crimes cometidos pela ditadura CIVIL-militar brasileira de 1964-1985.

FAROFAFÁ integra-se ao movimento lembrando “Queremos Saber”, cantada por Cássia Eller na MTV, em 2011. Uma das mais formidáveis intérpretes brasileiras do final do século passado, Cássia não resistiu ao desejo de saber: morreu em 29 de dezembro daquele ano, poucos dias depois de completar parcos 39 anos de vida.

A leitura de “Queremos Saber” pela cantora era por si todo um projeto de preservação (guerreira) de memória e de expulsão (pacífica) da ignorância.

A terna balada havia sido lançada originalmente em 1976, por Erasmo Carlos, num LP chamado “Banda dos Contentes”. Eis a versão original (com o perdão pelo vídeo de imagens doidonas, o único que encontramos no YouTube).

Nesse mesmo LP, o manso e iluminado parceiro de Roberto Carlos falava sobre psicanálise, transtorno psiquiátrico e o incômodo em relação ao eterno coro (silencioso) de contentes que trabalha 24 horas por dia para conservar o status quo – aquele status quo capenga que a gente em geral luta para preservar e conservar mesmo sem saber por que luta, por que preserva, por que conserva, por que tem medo de lutar, mudar, transformar, subverter.

“Me diga onde já se viu/ um corpo confuso que a cabeça fundiu?”, perguntava Erasmo, em genial falsete. Quanto a “Queremos Saber”, foi lançada por ele, mas a autoria é de Gilberto Gil, cérebro eletrônico e acústico da tropicália, ex-ministro visionário da Cultura sob Luiz Inácio Lula da Silva.

Gil e Erasmo se encontram na Globo (foto divulgação)

Preservar, conservar, lutar, mudar, transformar, subverter.

Gil fez “Queremos Saber” para Erasmo cantar, mas poucas frases são tão dele, tão ele – e tão Comissão da Verdade – quanto “queremos notícia mais séria/ sobre a descoberta da antimatéria/ e suas implicações/ na EMANCIPAÇÃO do homem/ das grandes populações/ homens pobres das cidades/ das estepes, dos sertões”…

Nós também, sr. Gilberto. Queremos saber quando vamos ter raio laser mais barato (don’Ana de Hollanda). Queremos de fato um relato, retrato mais sério do mistério da luz (luz do disco voador) pra iluminação do homem tão carente, sofredor. #QueremosSaber.

Este texto é uma homenagem de FAROFAFÁ a Gilberto Gil, Erasmo Carlos, Cássia Eller, Chico Science, Ana de Hollanda, Fernando Collor, Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Sivla, Dilma Rousseff. Queremos saber. Queremos viver confiantes no futuro. É melhor que todos saibam o que pode acontecer. Todos queremos saber. Obrigado, sras. e srs. nossos líderes, quando nos ajudam a perseguir nossa meta e razão de viver.

Siga o FAROFAFÁ no Twitter
Conheça nossa página no Facebook

PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome