As paisagens e memórias sonoras de Vanessa Serra remetem ao Maranhão, por sua origem, e apontam para São Paulo, onde a DJ faz três apresentações: hoje (9), ela é a convidada do Baile dos Ratos (Rua Luiz Murat, 370, Vila Madalena; ingressos entre R$ 5,00 e 25,00); amanhã (10), ela risca suas agulhas na Casa de Francisca (Largo da Misericórdia; gratuito; das 18h30 às 21h30); e sexta-feira (11), na Patuá Discos (R. Fidalga, 516, Vila Madalena).
Vanessa Serra vem conquistando importante e destacado espaço em uma cena por muito tempo majoritariamente masculina – em quase 10 anos de carreira, já participou de importantes festivais e produziu o elepê “Vinil e poesia”, congregando artistas da música e poesia produzidas no Maranhão, fruto de sarau homônimo realizado de modo online ao longo da pandemia de covid-19.
O isolamento social imposto pela crise sanitária global levou também a DJ a inventar a Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras: uma live transmitida em seus perfis na twitch/tv e no instagram, aos domingos, às sete da manhã. O evento online foi ganhando adeptos e em abril do ano passado começou a ser transmitido também pelas ondas da Rádio Timbira – à época ainda operando em amplitude modulada, consolidando-se na FM 95,5, indo ao ar ao vivo, das sete às nove da manhã de domingo, com set 100% vinil.
“Só vinil e o nosso Maranhão no coração”, diz Vanessa Serra sobre este retorno a São Paulo. Ela leva um pouco de seu lugar na bagagem e nela certamente trará um pouco mais do Brasil e do mundo, que é costume de todo bom DJ investir grande parte dos cachês em novos itens de sua vasta coleção, para alegria de quem frequenta suas festas.