Em São Paulo, a Casa Natura Musical tem ocupado seu início do ano com programação especial de shows e blocos carnavalescos, e o domingo 9 é dia da festa Refestança, que promoverá o encontro de dois blocos populares na cidade.
De um lado estará o Ritaleena, dedicado a adaptar para o Carnaval sucessos da paulistana Rita Lee como “Ovelha Negra” (1975), “Mania de Você” (1979) e “Lança Perfume” (1980). Do outro, integra a festa o bloco Filhos de Gil, devotado ao repertório do baiano Gilberto Gil, com “Refavela” (1977) e “Palco” (1981), entre outras. No Carnaval, o Filhos de Gil desfilará na Vila Mariana, na segunda-feira 24, e o Ritaleena, em Santana, no domingo 23. O Ritaleena passará também por Pinheiros no pré-Carnaval, no sábado 15, às 12 horas.
O nome Refestança refere-se à turnê conjunta que Gil e Rita fizeram em 1977, cantando sucessos como “Ovelha Negra”, “Eu Só Quero um Xodó” (1973), “Arrombou a Festa” (1976) e “Domingo no Parque” (1968). Os shows originaram LP ao vivo Refestança, do mesmo ano.
O Ritaleena é formado por Alessa (voz principal), Yumi Sakate e Túlio Crepaldi (backing vocals), Marcelo d’Angelo (guitarra), Aline Falcão (teclado), Aimê Uehara (baixo), Abuhl Jr. (bateria), Ilker Ezaki, Carol Oliveira e Maurício Badé (percussão). O Filhos de Gil é integrado por Pedro Keiner (violão), Vinícius Sampaio (guitarra), Jonatas Sidi (baixo), Samira Audi (voz) e Kelly Marques (voz), além de cerca de 25 percussionistas de chão.