A diretoria colegiada da Agência Nacional de Cinema (Ancine) somente concedeu autorização para a captação de recursos de comercialização do filme O Agente Secreto no último dia 14 de janeiro, dois dias após a produção ganhar dois prêmios Globos de Ouro nos Estados Unidos. A autorização foi publicada no dia 19 no Diário Oficial da União.

A autorização para a Vitrine Filmes, de Kléber Mendonça Filho, captar mais 1,5 milhão de reais (o valor total aprovado foi de 5,5 milhões para comercialização) ilustra certa morosidade (ou inépcia) da agência – desde maio de 2025 que o filme, após ovação em Cannes, França, se tornou um fenômeno internacional, e em geral os recursos para o ano fiscal devem ser liberados até a primeira quinzena de dezembro, pois as empresas incentivadoras reservam os valores em aplicação. Quando vira o ano, os recursos devem ser captados já em um novo ano fiscal, complicando a vida do produtor.

Nem Kléber Mendonça nem a distribuidora reclamaram do trâmite da Ancine, mas a autorização extemporânea para a produtora buscar recursos de comercialização é um indicativo da ineficiência (ou burocratização) da agência. O êxito da produção projetou o filme como um dos mais assistidos e procurados pelo público das salas de cinema nas últimas semanas. Segundo o Top 5 de bilheteria divulgado essa semana pela Ingresso.com, entre os dias 15 e 18 de janeiro o filme ocupou a segunda posição entre os mais vistos no País, perdendo apenas para o filme de suspense A Empregada, produção estadunidense da Hidden Pictures. O terceiro lugar ficou com Avatar: Fogo e Cinzas

Indicado ao Oscar 2026 em 4 categorias: Melhor Filme, Melhor Direção de Elenco, Melhor Ator (Wagner Moura) e Melhor Filme Internacional. Wagner Moura foi declarado como inimigo político pelo governo de Jair Bolsonaro, e a Ancine ainda é presidida por um diretor indicado por aquele governo. Moura também criticou a ação do atual Ministério da Cultura no trâmite da Lei do Streaming, documento que vai regular o mercado de Video Sob Demanda no Brasil. O número de indicações ao Oscar para O Agente Secreto é um recorde histórico para o cinema brasileiro na premiação. O Oscar 2026 acontece no dia 15 de março.

PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome