“Cá entre nós”: um grande encontro musical a desaguar no Rio Tocantins

0
85
O cantor e compositor Gildomar Marinho - foto: Rômulo Santos/ divulgação
O cantor e compositor Gildomar Marinho - foto: Rômulo Santos/ divulgação

Miolo Café Bar será palco do encontro inédito em show de Gildomar Marinho, Lourival Tavares e Wilson Zara

O cantor e compositor Lourival Tavares – foto: reprodução
O cantor e compositor Wilson Zara – foto: divulgação

Geógrafos e assemelhados certamente me classificariam desinformado (ou louco ou propagador de fake news) se eu dissesse que o Rio Tocantins banha as cidades de Santa Inês, Pio XII e Barra do Corda, no Maranhão. Geográfica e hidrograficamente falando, a afirmação realmente não faz nenhum sentido. Mas quando o assunto é música, letra e dança, tudo é possível.

O Miolo Café Bar (Av. Litorânea, 100, Calhau) será palco, sábado que vem (18), a partir das 20h, de um encontro histórico: o show “Cá entre nós” reúne os talentos de Gildomar Marinho, Lourival Tavares e Wilson Zara (respectivamente nascidos nos municípios citados no primeiro parágrafo), pela primeira vez se apresentando juntos.

Para além da admiração recíproca do trio — o primeiro e o segundo são primos —, todos, em algum momento de suas formações e carreiras artísticas, passaram temporadas em Imperatriz, às margens do Rio Tocantins — para quem Gildomar Marinho compôs “Tocantins” e “O rio”.

Foi lá que o menino, que começou a tocar cavaquinho aos cinco anos de idade, executou seus primeiros acordes ao violão e começou a compor; também lá o ex-bancário Wilson Zara trocou o expediente na Caixa Econômica Federal pelo noturno, dos barzinhos; e foi também onde, em 1977, Lourival Tavares participou de seu primeiro festival de música popular.

“Imperatriz e o Rio Tocantins são fontes de inspiração e embora este show não seja exatamente um tributo a estas paisagens, tão caras e importantes para a gente, é impossível que elas não apareçam em algumas canções do roteiro”, afirma Wilson Zara, autor de “Imperatriz, agosto de 1994”.

“Fico feliz de poder realizar este show; cada um a seu modo, Lourival Tavares e Wilson Zara são duas referências para mim, além do fato de que é muito difícil alinhar nossos planetas e agendas para que este encontro pudesse acontecer, já que cada um de nós mora em um lugar diferente”, declara Gildomar Marinho, radicado em Fortaleza/CE.

De repertório, os três prometem um passeio entre suas obras autorais, além de releituras de grandes nomes da música popular brasileira, em especial a produzida no Maranhão — Lourival Tavares já gravou, por exemplo, “Pequeno concerto que ficou canção”, do paraibano Geraldo Vandré, “Muito romântico”, do baiano Caetano Veloso, e é parceiro do conterrâneo Josias Sobrinho em “Velha calça de xadrez”.

O Rio Tocantins pode até não banhar as cidades citadas no início do texto, mas musicalmente, sábado que vem vai desaguar na ilha do amor. Os ingressos individuais custam apenas R$ 25,00 e podem ser reservados antecipadamente pelos telefones (98) 999753999 ou (98) 992070641.

*

Ouça uma playlist com as músicas citadas no texto:

PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome