Hoje (23) se apresentam o DJ Pedro Dreadlock, Aziz Jr., Nosly, Josias Sobrinho e Ross
O Solar Cultural da Terra Maria Firmina dos Reis completou seis anos no último dia 6 de julho. Vinculado ao Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST), o charmoso casarão que ocupa o número 420 da Rua Rio Branco, no Centro de São Luís do Maranhão, consolidou-se como endereço de importantes atividades culturais da capital maranhense.
Exemplo exitoso é o projeto Quarta no Solar, capitaneado pelos cantores e compositores Aziz Jr. e Chico Nô (idealizadores e curadores da iniciativa), mais o dj residente Pedro Dreadlock, valorizando a produção autoral maranhense. Uma edição especial da festa tomará o palco do Solar, com Aziz Jr. recebendo Nosly, além das participações especiais de Josias Sobrinho e Ross.
É um recorte interessante: Nosly, que acaba de percorrer cinco municípios com mais uma edição da oficina Trilhas e Tons de teoria musical aplicada à música popular (com Wilson Zara e Mauro Izzy), sobe ao palco do projeto pela segunda vez. As participações especiais do consagrado Josias Sobrinho e da revelação alcantarense Ross marcam o diálogo intergeracional, uma das características do Quarta no Solar. Ao longo da noite, composições dos envolvidos e releituras de clássicos da música popular brasileira.
O Quarta no Solar sempre foi realizado à base de couvert artístico, um exemplo que prova ser possível a consolidação de uma cena autoral em São Luís do Maranhão. Por seu palco já passaram nomes como Sérgio Habibe, Chico Saldanha, Joãozinho Ribeiro, Nicole Terrestre, Cláudio Lima, Gisele Padilha, Marcos Magah, Clara Madeira, Camila Reis, Emanuele Paz, Elizeu Cardoso, Klícia, Luciana Simões, Fernando Abreu, Lucas Parreão, Pâmela Maranhão e Santacruz, entre outros.
“A ideia surgiu a partir de um convite do Jonas [Borges, da direção estadual do MST/MA] para fazer um projeto de música. Veio, então, a ideia de conceber um projeto autoral que contemplasse os artistas consagrados e a nova geração. Fazer a curadoria do projeto nos deu a dimensão do quanto a música brasileira produzida no Maranhão está oxigenada; tem uma moçada fazendo música boa aqui”, atesta Aziz Jr., relembrando as origens do Quarta no Solar.
O evento de hoje (23), a partir das 20h, celebra os seis anos do Solar Cultural da Terra Maria Firmina dos Reis e será gratuito. A pergunta que não quer calar é: quando serão retomadas as edições semanais do evento?