MinC cria comitê para controlar funcionamento do CTAv

0
396
Foto de Felipe Araújo/MINC

O ministro da Cultura interino, Márcio Tavares dos Santos, criou nesta quinta-feira, 19, por meio de uma portaria, o Comitê Técnico Consultivo do Centro Técnico Audiovisual (CTAv) do Rio de Janeiro. Segundo a portaria, o comitê, que vai agir durante seis meses, busca dar “transparência e democratização” à política de acervo do CTAv, que passa por um momento delicado: houve um corte drástico de servidores terceirizados e seu funcionamento pelos próximos quatro meses está em xeque nesse momento. Nesse contexto, a instituição do comitê para atuar nos próximos seis meses sugere um tipo de reação à denúncia da situação delicada por que passa o CTAv, uma espécie de intervenção.

O “core” do comitê será formado por um representante do MinC e outro do CTAv (que não é necessariamente seu diretor, e cuja indicação fica a cargo da Secretaria do Audiovisual), além de convidados do setor audiovisual. Os representantes no Comitê Técnico Consultivo do CTAv deverão ter formação acadêmica específica (doutorado e mestrado serão os critérios definidores). A exigência parece embutir a intenção de excluir imediatamente pessoas de formação técnica básica das formulações de política de acervo. Os representantes titulares e suplentes do comitê consultivo serão indicados pela Secretaria do Audiovisual do MinC nos próximos 20 dias, e as reuniões do órgão deverão se dar a cada dois meses. A função de representante não será remunerada.

A criação do Comitê Técnico Consultivo do CTAv não dirime a maior dúvida em relação à gestão de um dos maiores centros de preservação do audiovisual do País: como serão os próximos meses na rotina da instituição? Com cerca de 70 servidores, um acervo de cerca de 8,5 mil obras em película e 13 mil obras digitais, o CTAv do Rio é uma das principais instituições de preservação e difusão do audiovisual do Brasil, ao lado da Cinemateca Brasileira, em São paulo. Atende entre 400 e 700 pesquisadores por mês e também realiza cursos de formação profissional e atividades com escolas públicas.

A titular do Ministério da Cultura, a ministra Margareth Menezes, está em viagem oficial à Europa. Foi recebida ontem, 18 de setembro, pelo papa Francisco durante audiência pública realizada no Vaticano e participou de reuniões com autoridades da Santa Sé e de Roma.

No Vaticano, a ministra acompanhou a tradicional audiência pública realizada às quartas na Praça de São Pedro. Depois da benção final, a ministra saudou o papa e o presenteou com uma biojoia produzida pelo grupo Sereias da Penha, formado por mulheres de comunidade de pesca de João Pessoa, na Paraíba. A ministra, por sua vez, recebeu uma medalha pontifícia das mãos do papa.

.

PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome