O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta manhã de sexta-feira, 10, no Diário Oficial da União, a lei que estabelece que, a partir de hoje, o Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza, no Ceará, passa a se chamar Antonio Carlos Belchior.

Morto em 2017, o cantor cearense é autor de Mucuripe (em parceria com o cantor Fagner), um hino da capital cearense (e do Brasil, gravada por Roberto Carlos, Elis, Vanusa e dezenas de outros), composta em um guardanapo de papel quando frequentava a orla marítima de Fortaleza. A lei também foi assinada pela ministra Margareth Menezes, que gravou Do céu, do mar, do campo, uma lambada insólita do bardo de Sobral que virou megassucesso carnavalesco; cantada em um esperanto de francês, inglês e uma pegada pioneira de axé music (é de 1982, do LP Paraíso; portanto anterior à onda da axé), é uma das pérolas de Belchior que é antecipadora e até inusitada.Ouça aqui.

O projeto de lei que deu o nome do Terminal Marítimo a Belchior foi do deputado federal Leônidas Cristino, e o relator o senador Cid Gomes (PSB-CE), conterrâneo de Belchior, que nasceu em Sobral em 26 de outubro de 1946. Belchior é tido como um dos maiores nomes da MPB, reputação que somente cresceu após ter passado por um período de exílio voluntário no Uruguai e no Rio Grande do Sul, onde morreu, em abril de 2017. Quando esteve preso devido a um ardil jurídico encabeçado pelo ex-juiz Sérgio Moro, Lula incluiu a biografia de Belchior entre os livros que leu em Curitiba.

O Terminal Marítimo de Passageiros no Porto de Fortaleza, administrado pela Companhia Docas do Ceará, é utilizado para embarque e desembarque aos passageiros e tripulantes dos navios e embarcações marítimas, nacional ou internacionalmente. Quando não está sendo utilizado no receptivo de cruzeiros, segundo a Companhia Docas, o terminal permite a alocação de seus espaços internos e externos para eventos coorporativos e sociais, pelas privilegiadas condições naturais, uma das mais belas vistas da cidade de Fortaleza.

PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome