A Fundação Cultural Palmares lançou essa semana o Prêmio Luiz Melodia de Canções Afro-Brasileiras. A premiação dará 250 mil reais para 5 canções inéditas que promovam e valorizem a cultura afro-brasileira em qualquer estilo musical.

Cada uma das cinco músicas mais bem avaliadas fará jus à premiação de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) brutos. Caso o autor faça a interpretação de sua própria composição, terá direito à totalidade do prêmio, mas se optar pela participação de um intérprete, o prêmio ficará dividido da seguinte forma: 30 mil reais para o autor selecionado e 20 mil reais para o intérprete (ou líder da banda) selecionado. Além da premiação para canções inéditas, o prêmio tem uma vaga reservada exclusivamente para autores que se autodeclararem negros de acordo com a classificação do IBGE. Os autores autodeclarados negros que não forem contemplados nessa vaga exclusiva integrarão automaticamente a lista de inscrição universal, passando a concorrer às outras 4 vagas.

O cantor, ator e compositor carioca Luiz Melodia (1951-2017), após sua descoberta no Morro de São Carlos, no Estácio, nos anos 1970 (pelo poeta Waly Salomão), tornou-se um dos maiores e mais originais artistas da música brasileira, criando um amálgama de samba, soul, blues, rock de rara autoralidade. O prêmio, entretanto, não condiciona a temática das canções à vida e obra de Melodia.

As inscrições são gratuitas e deverão ser efetuadas exclusivamente por meio digital pelo seguinte link.

As inscrições encerram-se no dia 23 de agosto de 2023.

PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome