O presidente da Fundação Palmares, João Jorge, e a ministra Margareth Menezes

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, nomeou nesta manhã de quinta-feira, 22, Nelson Luiz Rigaud Mendes, diretor do bloco afro baiano Olodum, como presidente substituto da Fundação Cultural Palmares. O presidente da Fundação Palmares é João Jorge Santos Rodrigues, também presidente do Olodum. Rigaud Mendes já era o chefe de gabinete de João Jorge.

A nomeação de Rigaud Mendes aprofunda o expurgo gradativo da era Sérgio Camargo na Fundação Palmares. Até pouco tempo, o antigo número 2 de Camargo, Marco Antonio Evangelista da Silva, é que atuava como presidente substituto. Silva era considerado homem de confiança de Sérgio Camargo, mas também tinha um currículo como funcionário de carreira com 30 anos de fundação. Em abril, Evangelista da Silva foi nomeado por Margareth para exercer o cargo de Coordenador-Geral do Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra da Fundação Cultural Palmares, sendo exonerado do cargo em que estava.

Também em abril, o presidente João Jorge Rodrigues publicou uma portaria revogando o veto a personalidades negras no site da instituição, instituído por Sérgio Camargo. O veto se amparava na proibição de que personalidades da cultura negra fossem homenageadas em vida, o que resultou na retirada de nomes do rol. A nova portaria criou um grupo de trabalho para expandir e fortalecer a lista de tributos.

PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome