Roberto Carlos chega a Cachoeiro do Itapemirim, onde nasceu em 19 de abril de 1941, para um show único na cidade

Um dos cantores de maior longevidade artística, de mais amplo catálogo musical, de maior repercussão popular e artífice de um dos mais intensos cruzamentos entre gêneros do País completa 82 anos nesta quarta-feira, 19 de Abril (antes Dia do Índio, agora Dia dos Povos Indígenas). A comemoração do aniversário de Roberto Carlos será nesta noite de quarta, em sua cidade natal, Cachoeiro do Itapemirim (ES), no Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa (um galpão com 10 mil metros quadrados de área coberta), a partir das 20h30. Ele chegou ontem, terça, no final da tarde, à cidade onde nasceu. Na sexta-feira, dia 21, ele canta na Praça do Papa, em Vitória (ES). Ainda há ingressos disponíveis (custam entre 90 reais e 640 reais). Havia 14 anos que ele não cantava na cidade em que nasceu. “Contente de fazer esse show em Cachoeiro. Para mim, é sempre uma data especial, um lugar muito especial”, disse o cantor, ao desembarcar.

Para se ter uma ideia da abrangência de sua carreira, Roberto já tem 73 anos cantando para plateias, desde sua estreia em 1950 num programa de calouros em Cachoeiro, aos 11 anos. Prossegue nessa agenda intensa: em um ano, tem 50 shows agendados, e se apresenta do gramado do Clube Athletico Paulistano a cruzeiros marítimos e resorts, concertos beneficentes em hospitais, feiras agropecuárias e estádios lotados.

Tudo está igual, mas tudo está imensamente diferente para Roberto Carlos para sempre: a morte de seu mais fiel parceiro e amigo, Erasmo Carlos, em 22 de novembro do ano passado, num hospital do Rio, afunilou ainda mais a possibilidade do surgimento de alguma produção fonográfica musical nova nos dias de hoje. O ano de Roberto começou com outra mudança radical em sua quase imutável rotina: ele se separou de seu empresário, o gaúcho Dody Sirena, com quem trabalhou nos últimos 30 anos – a DC Set, empresa de Dody, segue cuidando da agenda do artista até o ano que vem – depois, o próprio Grupo RC, de Roberto, é que cuidará disso. Os motivos do rompimento foram explicados como desgaste natural de um longo contrato, mas sua assertiva de que seguirão se relacionando “com elegância e o máximo respeito” deu margem a algumas especulações.

Em fevereiro, Roberto (e Erasmo Carlos, in memoriam) recebeu o prêmio United Earth Amazônia pelo pioneirismo de suas canções dos anos 1970 que trataram da Amazônia e do meio ambiente, um aspecto de sua produção meio esquecido hoje em dia. A instituição United Earth, fundada em 1974, é presidida por Marcus Nobel, descendente do criador do Prêmio Nobel, Alfred Nobel.

Em Cachoeiro, um dos mais festejados intérpretes do “Rei”, o cantor Fabiano Juffu, de 30 anos, lançou um video no qual canta um dos sucessos imortais do artista, O Portão, totalmente filmado na cidade natal do artista, com cenas na casa onde Roberto nasceu. Reconhecido pelos cachoeirenses por seu trabalho em tributo a Roberto, Juffu já fez três videos em homenagem ao artista maior de sua terra. Em 2021, ele gravou um clipe da canção Emoções. No ano passado, fez um video canção Como é Grande o Meu Amor por Você. Ouça o tributo de Fabiano Juffu a Roberto:

PUBLICIDADE

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome