Roberto Carlos com as irmãs Gercy e Maria Leonor Volpato, suas primeiras fãs (Maria Leonor morreu em 2008)

Morreu nesta manhã de Sexta-feira Santa, 29, em Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, aos 94 anos, Gercy Volpato, a primeira fã do cantor e compositor Roberto Carlos. Gercy começou a acompanhar a carreira do ‘Rei’ quando este tinha apenas de 9 para 10 anos, em 1950, e cantava em um programa da Rádio Cachoeiro. Gercy e a irmã, Maria Leonor, ouviram a voz do garoto no rádio, se apaixonaram pela interpretação do bolero Amor y Más Amor, e resolveram sair da fazenda onde viviam, em Cobiça, e caminhar até a cidade para conhecê-lo. O programa era ao vivo. Quando o artista mirim saiu da gravação, elas já estavam na porta da emissora esperando, apresentaram-se e ficaram amigos durante toda a vida – as irmãs Volpato chegaram a ir ao Rio para acompanhar o início da carreira do cantor antes e no início da Jovem Guarda. Em sua casa na fazenda em Cobiça, Gercy mantinha um dos mais preciosos acervos iconográficos e literários sobre a carreira do cantor, fotografias, discos, documentos e souvenires colecionados durante uma devoção de mais de 70 anos. Era comum também que Roberto, quando em algum show na cidade ou região, enviasse um carro para apanhar as irmãs Volpato e levá-las para assistirem ao seu show em lugar sempre privilegiado – Maria Leonor, a Lôra, morreu em 2008.

O velório de Gercy Volpato estará aberto a partir das 14 horas desta sexta-feira, na Brasil Med Card de Cachoeiro (Rua Dr. Raulino de Oliveira, 42, perto do antigo Detran), e o sepultamento será neste sábado, 30, às 9 horas, no Cemitério Municipal, no Bairro Coronel Borges. O fotógrafo e designer gráfico Luan Volpato, sobrinho de Gercy, criou, a partir do acervo de mais de 3 mil itens da coleção da tia, o site Detalhes de uma Vida, com a jornalista Sara Moreira. Ele agora prepara um livro sobre a trajetória da maior e mais tenaz admiradora de Roberto, que nasceu em 22 de novembro de 1929 e viveu a vida toda na mesma casa no sopé de uma montanha.

Roberto Carlos completará 83 anos no próximo dia 19 de abril, e vai celebrar com um show que reabrirá o antigo Estádio do Pacaembu, em São Paulo, agora com um espaço de eventos interno chamado Mercado Pago Hall. O livro Roberto Carlos – Por Isso Essa Voz Tamanha, de Jotabê Medeiros (redator também deste texto), lançado pela Todavia Livros em 2020, é dedicado a Gercy Volpato, delicada e gentil personagem que o autor conheceu em sua casa na zona rural durante a pesquisa para a biografia e que reencontrou durante uma palestra em 2021, em Cachoeiro (registrada na foto abaixo, com a presença de Luan Volpato). Sua aventura de uma vida atrás de um ídolo está descrita no livro, com algumas das peripécias que viveu ao lado da irmã.

PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome