O Metallica em Lisboa, Portugal, em julho de 2022. Foto: Brett Murray. Divulgação
O Metallica em Lisboa, Portugal, em julho de 2022. Foto: Brett Murray. Divulgação

A crítica especializada saudou “Lux Æterna” como “trovejante, quebra tudo” (Billboard), “soco no estômago” (Rolling Stone) e “borbulhante” (USA Today). Tratava-se do primeiro single, disponibilizado em novembro passado nas plataformas de streaming, de “72 Seasons”, novo disco do Metallica, que será lançado no próximo dia 14 de abril, em diversos formatos e plataformas – fãs que fizerem a encomenda antecipada do álbum ganham brindes – pelo Blackened Recordings, o selo próprio da banda norte-americana, com produção de Greg Fidelman, James Hetfield e Lars Ulrich.

Na última sexta-feira (20), foi a vez de “Screaming Suicide” (James Hetfield/ Lars Ulrich/ Robert Trujillo), o segundo single e videoclipe (dirigido por Tim Saccenti) do álbum, que terá 12 faixas somando mais de 77 minutos – é o primeiro disco do Metallica desde “Hardwired… To Self-Destruct” (2016).

Screaming Suicide. Single. Capa. Reprodução
Screaming Suicide. Single. Capa. Reprodução

O lançamento do single/videoclipe marcou a abertura da venda de ingressos para a turnê mundial “M72”, para a qual a banda anuncia propostas ousadas, como fazer sempre dois shows em cada cidade que visita e cada “no repeat weekend” (“fim de semana sem repetição”) com dois setlists e bandas de abertura completamente diferentes.

A música termina com uma mensagem otimista, “agora você enfrentou seu maior medo”, e é sensível ao tocar em tema idem: “então uma voz aparece/ e sussurra em seus ouvidos/ você é bom o suficiente/ jogando uma corda/ uma corda de esperança/ nunca desista de você”, diz, em tradução livre.

A faixa “aborda o suicídio, palavra tabu. A intenção é comunicar sobre a escuridão que sentimos por dentro. É ridículo pensar que seja preciso negar que temos esses pensamentos. Acredito que, em um momento ou outro da vida, a maioria das pessoas já pensou nisso. Encarar isso é falar o que não é falado. Se é uma experiência humana, devemos ser capazes de falar sobre ela. Você não está sozinho”, afirmou o vocalista e guitarrista James Hetfield, no material de divulgação distribuído aos meios de comunicação.

“72 Seasons” é o 12º. álbum de estúdio da banda, que se completa com Lars Ulrich (bateria), Kirk Hammett (guitarra solo) e Robert Trujillo (baixo).

*

Assista “Screaming Suicide”:

Precisamos de um quilo de farinha pra fazer FAROFAFÁ!

Mascote FAROFAFÁ Somos o único veículo crítico e progressista dedicado exclusivamente ao jornalismo cultural, nas suas mais variadas frentes: livros, filmes, música, artes, teatro etc. Se você chegou até aqui é porque está do nosso lado. Ajude FAROFAFÁ a fortalecer o debate e a cultura brasileira.

Diferente dos grandes veículos, não somos donos bilionários e não corremos atrás de cliques a qualquer custo. Isso significa duas coisas:

1. Farofafá trata do que importa para a cultura brasileira — do teatro de grupo às periferias musicais, da literatura marginal às artes visuais — sem precisar agradar patrocinadores.

2. Praticamos jornalismo de fôlego. Críticas, reportagens e ensaios nascem de quem foi ao teatro, ouviu a música, leu o livro, viu a exposição. E tudo o que publicamos é gratuito para qualquer leitor — e queremos que continue assim.

Você pode ajudar a deixar Farofafá mais forte e vibrante! Escolha sua forma de contribuir e vamos farofafar juntos!

Escolha como apoiar

Saiba mais em farofafa.com.br/apoie

PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome