Imagem do líder indígena Ailton Krenak, em depoimento ao doc
Imagem do líder indígena Ailton Krenak, em depoimento ao doc "Sociedade do Medo" - Foto: Divulgação

O documentário Sociedade do Medo, de Adriana L. Dutra, é uma jornada em busca de uma não-resposta. Mas seria possível obter uma solução para um grande mal-estar do século 21? A julgar pelas falas dos especialistas ouvidos no filme, não. Como e por que o medo, um conhecido instrumento de poder, se tornou fabricado e até institucionalizado nas sociedades contemporâneas é o mote para essa viagem da cineasta em busca de compreender o fenômeno.

A riqueza do documentário é a de dar voz a diferentes especialistas, com distintas percepções do mundo. Eles enriquecem o que cada um de nós somos capazes de perceber, mas não necessariamente conceituar. O medo que permeia a sociedade ganhou, ao longo do tempo, diferentes concepções. A visão de uma deputada federal, Talíria Petrone Soares (Psol-RJ), negra e militante de direitos humanos, é muito distinta da cineasta japonesa Yuka Tanaka ou da de um sociólogo norte-americano como Barry Glassner.

São ouvidos ainda os professores David Carrol,Jason Stanley e Tamsin Shaw,  os filósofos Francis Wolff e Cyrille Bret, o historiador Marcelo Jasmin, os sociólogos Frank Furedi e Paula Johns, o padre Júlio Lancellotti, o físico Amit Goswami, a vereadora Benny Briolly, a pesquisadora Ivana Bentes e a economista Linda Yueh.

A cineasta Adriana L. Dutra viajou por cidades mundiais como Tóquio, Nova York, Los Angeles, Londres e Paris para fazer registros de como o medo tem sido utilizado para manipulação das massas. Em outras palavras, como diz a jornalista Flavia Oliveira, “se você acha que o outro, por ser diferente, te ameaça, se não enxerga igualdade nas diferenças, nas nuances, você combate, e o medo é um instrumento de combate muito eficiente, especialmente para um grupo que se acomodou no domínio de territórios, de espaços de poder, no controle de corpos”.

Sociedade do Medo instiga o espectador a compreender por que somos tomados pelo pânico e pela insegurança, ainda que eles sejam componentes imobilizadores. E é sintomático que uma aterrorizante pandemia tenha atingido em cheio a produção do documentário, traduzindo como o coronavírus impôs o medo real a um planeta inteiro, e ainda em sua finalização, uma outra ameaça, a guerra da Rússia contra a Ucrânia, se tornou realidade.

O escritor e líder indígena Ailton Krenak, sabiamente, lembra que “se os humanos desaparecerem da Terra, a Terra vai continuar se expressando em amor incondicional. Ela não precisa da gente, (…) a gente não faz falta”, já na tomada final, quando o documentário ainda tenta trazer respostas para solucionar esse problema paradigmático. Coproduzido pela Globo Filmes, GloboNews, Canal Brasil e GNT, o longa-metragem estreia em 20 de outubro.

Sociedade do Medo. De Adriana L. Dutra. Brasil, 2022, 72 mins.
PUBLICIDADE

DEIXE UMA REPOSTA

Por favor, deixe seu comentário
Por favor, entre seu nome